O Ministro do Interior, José Pacheco, que hoje tomou posse para a sua própria sucessão, elegeu a melhoria da logística e a transparência na utilização dos recursos como principais prioridades no exercício das suas funções.
Falando a imprensa, momentos depois de tomar posse, Pacheco prometeu imprimir dinâmica no que concerne ao acesso as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), assegurando rapidez e eficiência na comunicação entre os vários intervenientes na instituição que volta a dirigir. Outras prioridades, segundo Pacheco, passam pela continuação do processo de formação e capacitação dos quadros do seu Ministério, tomando sempre em consideração “o equilíbrio de género”.
Por sua vez, o novo Ministro da Educação, Zeferino Martins, apontou a área de infra-estruturas, particularmente a construção de escolas, como sendo as principais apostas de momento, as quais merecerão uma maior atenção ao longo do mandato. Alargar o acesso ao ensino e melhorar a sua qualidade são outras prioridades apontadas pelo Ministro da Educação, que também tomou posse na manha desta Segunda-feira.
Para o Ministro da Agricultura, Soares Nhaca, a componente de irrigação será aquela que merecerá atenção especial neste seu segundo mandato a frente da instituição. Nhaca argumentou a sua aposta explicando que a irrigação vai permitir uma maior produtividade e, consequentemente, a disponibilidade de comida, no âmbito do combate a fome. O Ministro assegurou que existem fundos para impulsionar a área de irrigação no país.