Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Osório Soto eleito presidente da Assembleia Provincial

A Assembleia Provincial de Maputo, resultante das eleições de 28 de Outubro de 2009, elegeu Osório Soto para o cargo de Presidente do órgão autónomo que vai fiscalizar as actividades do Executivo Provincial.

A eleição dos membros directivos constituiu o segundo momento da cerimónia de tomada de posse dos 80 membros deste órgão, 75 do partido Frelimo, e os cinco da Renamo, maior partido da oposição, que contrariamente ao sucedido noutros pontos do país tomaram posse hoje, na Matola, a capital da Maputo. Osório Soto foi eleito com 73 votos, o correspondente a 92 por cento, contra seis votos (oito por cento) do seu adversário, o candidato da Renamo, Jaime Zita.

O escrutínio foi marcado pelo registo de um voto nulo sem nenhuma abstenção. Assim, Osório Soto será auxiliado por Gilda Mahumane (primeira vicepresidente) proposta pelo partido Frelimo que foi eleita por uma margem de 73 votos, o correspondente a 94 por cento, depositados nas urnas. Albertina Matavele, proposta pela Renamo, conseguiu apenas cinco votos, o correspondente a seis por cento dos votos depositados e vai, desta feita, ocupar a posição de segunda vice-presidente.

A eleição para a vice-presidência foi marcada por um voto branco. Contudo um voto invalidado por ter sido depositado na urna reservada para a eleição do presidente do órgão e não da vicepresidência. Discursando na sua primeira intervenção na qualidade de presidente da Assembleia, Osório Soto reiterou o compromisso de emprestar o seu melhor no exercício das funções que passa a desempenhar neste órgão fiscalizador das actividades do Executivo da Província.

“Reitero o compromisso de dar o melhor de mim, na certeza de que contarei com a plena colaboração responsável de todos os membros e não só, iluminados na nobre missão e objectivos que a inspecção deste órgão de representação democrática visa alcançar”, afirmou Soto.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!