Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Os números do Campeonato do Mundo

A poucos dias de a bola começar a rolar na Copa do Mundo da FIFA de 2010, partilhamos algumas estatísticas por trás das 32 nações participantes — e alguns recordes que poderão ser quebrados nas próximas cinco semanas na África do Sul.

307 milhões de pessoas fazem dos Estados Unidos o país mais populoso que disputa a Copa do Mundo da FIFA 2010. O Brasil aparece em segundo, com 198 milhões. Os líderes são os mesmo quando o assunto é área territorial. O país da América do Norte apresenta 9.629.000 km2, enquanto os brasileiros contam com 8.511.000 km2. A Eslovênia é o menor país do Mundial nos dois quesitos, com uma população de dois milhões e uma área de 20.000 km2.

50 é o número de partidas que a Espanha terá disputado na Copa do Mundo da FIFA depois de enfrentar a Suíça, no dia 16 de junho, em jogo válido pelo Grupo H em Durban. O México, hoje com 45 partidas no total, também espera atingir meia centena nesta edição, enquanto Camarões será o primeiro africano a totalizar 20 apresentações.

18 participações na Copa do Mundo da FIFA fazem do Brasil o único país a ter disputado todas as edições do torneio. Alemanha e Itália vêm logo depois, com 16 Mundiais. Brasil e Alemanha dividem o maior número de apresentações (92), sendo que a seleção brasileira foi a que mais vezes venceu (64), mais gols marcou (201) e mais pontos acumulou (206).

16 golos foram anotados pela Inglaterra em 12 jogos da Copa do Mundo da FIFA desde o 2 a 0 sobre os colombianos na França 1988. David Beckham marcou o segundo gol daquela partida e teve grande participação em nada menos que nove dos 14 dos que vieram depois, marcando dois e dando a assistência para sete. Não por acaso, a torcida inglesa sentirá a falta do craque no torneio em solo sul-africano. 11 segundos foi o tempo que a Turquia de Hakan Sukur levou para marcar o golo mais rápido da história da Copa do Mundo da FIFA. O feito aconteceu na disputa do terceiro lugar diante da anfitriã Coreia do Sul, em 2002. Com 3 a 1 no placar a seu favor depois de 32 minutos jogados, os turcos acabaram sofrendo mais um golo, mas venceram o jogo.

6 golos foram marcados no jogo de abertura da Alemanha 2006, quando os anfitriões bateram a Costa Rica por 4 a 2. Mas aquele não foi o maior placar em uma partida inicial da Copa do Mundo da FIFA. A marca foi estabelecida na Itália 1934, quando a dona da casa goleou os EUA por 7 a 1. As seis edições do Mundial que antecederam o torneio de 2006 tiveram estreias com golos, que chegaram a nove no total, mas as aberturas dos quatro Mundiais anteriores acabaram com o placar fechado.

6 Mundiais é a marca a que o técnico Carlos Alberto Parreira chega em 2010, cinco deles com seleções diferentes. O brasileiro irá superar o número anterior que dividia com Bora Milutinovic depois de ter dirigido o Kuwait em 1982, os Emirados Árabes em 1990, o Brasil campeão de 1994, a Arábia Saudita em 1998 e o Brasil novamente em 2006. Já o memorável técnico alemão Helmut Schön é quem detém o recorde de mais jogos da Copa do Mundo da FIFA como treinador (25), mas pode ser ultrapassado por Parreira caso a Bafana Bafana chegue às semifinais.

5 é o número de vezes que o México foi selecionado para disputar a partida de abertura do torneio, sempre sem sucesso. Foram três derrotas e um empate até aqui: 4 a 1 para a França em 1930; 4 a 0 para o Brasil em 1950; 3 a 0 para a Suécia em 1958; e 0 a 0 com a União Soviética em 1970. 4 é o número de jogos que a Suíça disputou na Alemanha 2006, quando não levou um golo sequer e se tornou o primeiro país a ser eliminado de uma Copa do Mundo da FIFA sem deixar que as suas redes balançassem. Se conseguir impedir que a Espanha marque no seu jogo de estreia, dia 16 de junho em Durban, chegará à mesma marca estabelecida pela Itália em 1990. Ironicamente, os suíços não conseguiram evitar o golo nas outras 22 partidas que disputaram no maior evento do futebol mundial. Quatro anos atrás, o país chegou às oitavas de final e foi eliminado pela Ucrânia depois de um empate em 0 a 0. O resultado de 3 a 0 nas penalidades foi também a primeira vez na história do torneio que uma seleção ficou sem marcar em uma disputa de pênaltis.

1 estreante participa da Copa do Mundo da FIFA na África do Sul 2010: a Eslováquia. É o menor número de novatos desde 1950, quando a Inglaterra participou da competição pela primeira vez. Todas as outras edições contaram com pelo menos duas seleções que disputavam o torneio pela primeira vez.

0 é o número de derrotas sofridas pela seleção anfitriã em jogos de abertura. Foram sete partidas assim, que resultaram em cinco triunfos dos donos da casa (Itália 1934, Brasil 1950, Suécia 1958, Chile 1962 e Alemanha 2006) e dois empates em 0 a 0 (Inglaterra x Uruguai em 1966 e México x União Soviética em 1970).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!