Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Orientação vocacional e profissional para jovens na feira de Educação

A praça da Paz, na cidade de Maputo, é desde a tarde desta quinta-feira, até Domingo, o palco da IV edição da Feira Internacional de Educação, uma iniciativa da Comunidade Académica para o Desenvolvimento que tem como objectivo promover a orientação vocacional e profissional dos jovens e estudantes.

De acordo com o presidente daquela agremiação, Cassamo Nuvunga, o evento será caracterizado por visitas de estudo, debates, palestras, marchas e exposições, durante os quais os jovens e estudantes terão a oportunidade de conhecer os diversos cursos que as instituições de ensino e formação nacionais e estrangeiras oferecem.

Nuvunga disse ainda que um dos objectivos, senão o principal, desta feira é consciencializar os estudantes no sentido de conhecerem a realidade no que diz respeito à formação no país, uma vez que estes fazem as escolhas dos cursos em função da vontade dos pais ou do mercado.

“Um dos maiores problemas de Moçambique é que os estudantes quando concluem a décima ou décima-segunda classes tomam os cursos em função daquilo que os pais ou encarregados de educação querem, o que, de certa forma, acaba ofuscando a sua vocação e resultado disso é que muitos, já estando no primeiro ou segundo ano, vêem que aquilo que estão a seguir não tem nada a ver com as suas potencialidades”, considera Nuvunga.

E acrescenta: “O que nós pretendemos é ajudar os jovens e estudantes finalistas, e não só, a fazerem escolhas tendo em conta a sua vocação, capacidade de absorção do mercado, dentre outros factores”.

A IV Feira da Educação conta com mais de uma centena de expositores de diferentes áreas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!