Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Opositor autoproclamado Presidente do Gabão sai da sede do PNUD em Libreville

O opositor gabonês autoproclamado Presidente da República e os membros do seu governo deixaram domingo a sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvovimento (PNUD) onde se refugiavam desde 25 de janeiro último, constatou um repórter da agência PANA no local.

Veículos dos dirigentes da Uniáo Nacional (UN), incluindo André Mba Obame, secretário executivo do movimento, deixaram a sede do PNUD sob escolta onusina. A sua saída destas instalações foi facilitada pelo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ba Ki-moon, que enviou o seu diretor da divisão Àfrica, Sammy Kum Buo, que coordenou as operações com a anuência das autoridades gabonesas.

De facto, André Mba Obame autoproclamou-se Presidente da República do Gabão a 25 de janeiro último, reveindicando assim a vitória nas presidenciais antecipadas de dezembro de 2009 no Gabão, indica-se.

Um comunicado governamental divulgado esta segunda-feira sublinha a “magnanimidade” e “o espírito de abertura e de construção” do Presidente gabonês, Ali Bongo Ondimba que “deu um parecer favorável ao pedido da ONU”.

No entanto, o comunicado recorda que “o Gabão é um Estado de Direito e que, assim sendo, Mba Obame e os seus companheiros deverão responder pelos seus atos diante da justiça por terem perturbado a ordem pública com os seus atos subversivos e ilegais”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!