Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Oposição síria deve escolher primeiro-ministro provisório na próxima semana

A Coligação Nacional Síria, principal organização de oposição do país, irá reunir-se em Istambul, próxima semana, para eleger um primeiro-ministro provisório a fim de promover uma transição política caso o presidente Bashar al-Assad deixe o poder, afirmaram os membros da coligação, esta Quinta-feira (7).

A decisão foi tomada após o ex-primeiro-ministro Riad Hijab, o desertor civil de mais alto nível desde o início da revolta e o principal candidato para o cargo, ter retirado a sua candidatura, disseram vários membros da coligação à Reuters em Amã.

“Vamos nos encontrar nos dias 12 e 13 em Istambul este mês. O campo de candidatos tem expandido desde que Hijab retirou-se”, contou um dos membros da coligação. Ele acrescentou que a retirada do nome de Hijab contribuiu para o adiamento de uma reunião da coligação que seria convocada no Sábado.

Um comunicado divulgado pelo escritório de Hijab disse que ele tinha informado o presidente da coligação, Moaz al-Khatib, após uma reunião no Cairo, mês passado, que “lamentava não poder participar do governo provisório que a coligação está a trabalhar para formar”.

As fontes disseram que o Conselho Nacional Sírio, um grande bloco em grande parte influenciado pela Irmandade Muçulmana, escolheu três candidatos para o cargo de primeiro-ministro.

Eles são Salem al-Muslet, uma figura tribal do nordeste da Síria, que trabalhou em institutos no Golfo; Osama al-Qadi, um economista educado nos EUA que lidera um grupo de trabalho da oposição que cria planos para a recuperação económica numa era pós-Assad; e o veterano activista Burhan Ghalioun, respeitado professor da cidade de Homs e presidente anterior do Conselho Nacional Sírio.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!