Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ONU vai injectar USD 45 milhões nos Corredores de Maputo e do Limpopo

A Organização das Nações Unidas (ONU) deverá desembolsar, no período 2012/2017, cerca de 45 milhões de dólares norte-americanos em apoio a competitividade agrícola ao longo dos Corredores de Desenvolvimento de Maputo e do Limpopo, no sul de Moçambique.

O programa visa basicamente impulsionar a mecanização agrícola, fabrico de embalagens e integração do sector privado local nas cadeias de valor dos principais produtos cultivados na zona sul do país, segundo Adérito Mavie, chefe do Departamento de Agro-Negócios do Centro de Promoção da Agricultura (CEPAGRI).

O valor será desembolsado pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento de Agricultura (IFAD) da ONU e deverá beneficiar 19.500 pequenos e médios produtores ligados à área de pecuária, produção de tubérculos e hortículas das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.

Explicou que o sul do país tem sido afectado ciclicamente por casos de défice de produtos pecuários, tubérculos e hortícolas, particularmente na cidade de Maputo.

Na sua fase posterior, o programa deverá abranger também produtores baseados nos Corredores de Desenvolvimento da Beira e Nacala, segundo ainda Adérito Mavie, apontando a piscultura, produção de cereais, fruta, algodão e castanha de caju como os produtos já identificados para benefiar do apoio financeiro do IFAD no centro e norte do país.

Adérito Mavie falava esta terça-feira ao Correio da manhã, em Maputo, à margem da realização da conferência internacional sobre energias renováveis. A abertura do evento foi orientada pelo vice-ministro da Energia, Jaime Himed e juntou especialistas de oito países africanos e de outros continentes.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!