Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ONU investiga o possível comércio norte-coreano de armas com a Síria

Um painel de especialistas da ONU que monitoriza o cumprimento de sanções à Coreia do Norte investiga relatos de possíveis embarques norte-coreanos de armas para Síria e Mianmar, afirmou o grupo em relatório confidencial obtido pela Reuters, esta Quinta-feira.

“A Coreia do Norte continua activamente a desafiar as medidas impostas pelas resoluções (de sanções da ONU)”, disse o painel no relatório, que foi enviado, esta semana, ao comité do Conselho de Segurança da ONU que cuida das sanções aos norte-coreanos.

“Os Estados membros não comunicaram à comissão quaisquer violações que envolvam transferência de armas nucleares, produtos relacionados (armas de destruição em massa) ou itens de mísseis balísticos”, afirmou.

“Mas relatam várias outras violações, incluindo vendas ilícitas de armas, e bens relacionados, e produtos de luxo”.

Os relatórios do painel são altamente delicados. A China, que é apontada no documento como um local de trânsito das violações relacionadas às armas norte-coreanas ilícitas, evitou que o Conselho publicasse os relatórios anteriores e pode fazer o mesmo com o mais recente, disseram os enviados da ONU à Reuters.

“Embora as sanções não tenham feito com que a Coreia do Norte suspendesse as suas actividades proibidas, elas parecem ter reduzido o ritmo e tornado transacções ilícitas significativamente mais difíceis e caras”, apontou o relatório.

O painel afirmou que não poderia provar que a Coreia do Norte continuava a manter a cooperação de mísseis balísticos com Irão, Síria e outros países, “mas observa que isso seria consistente com os relatos do longo histórico da Coreia do Norte de cooperação de mísseis com esses países e com as observações do painel.”

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!