Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ONU e Irão decidem manter o diálogo nuclear

O Irão e a agência nuclear da ONU encerraram, esta Terça-feira, dois dias de reuniões, concordando retomar o diálogo, próxima semana, dois dias antes do reinício das negociações de Teerão com seis potências mundiais preocupadas com um possível componente bélico do seu programa atómico.

As partes mostraram-se optimistas, mas não ficou claro se a Organização das Nações Unidas conseguiu algum avanço num dos seus principais objectivos: garantir o acesso a uma instalação militar suspeita ao norte de Teerão.

“Tivemos um bom intercâmbio de opiniões e vamos reunir-mo-nos de novo na Segunda-feira”, disse o vice-director-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA, um órgão da ONU), Herman Nackaerts, aos jornalistas na sede da missão diplomática iraniana de Viena onde o encontro ocorreu.

Ao seu lado, o embaixador iraniano na AIEA, Ali Asghar Soltanieh, disse que houve “discussões frutíferas num ambiente muito propício”. “Tivemos progresso”, acrescentou.

Os detalhes dos encontros não foram divulgados, e não se sabe se os participantes discutiram o acesso dos inspectores da AIEA ao quartel de Parchin, onde a agência suspeita que tenham ocorrido actividades relevantes para o desenvolvimento duma bomba.

O Irão afirma que o seu programa nuclear destina-se exclusivamente a fins pacíficos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!