Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ONG maliana envia 3250 observadores para eleições presidenciais e legislativas no Mali

Uma Organização Não Governamental (ONG) maliana, a Rede de Apoio ao Processo Eleitoral no Mali (APEM,) enviará 3.250 observadores para o território maliano durante as eleições de 28 de Julho próximo, soube-se de fonte oficial.

A informação foi prestada no termo duma sessão de formação organizada pela própria ONG em colaboração com os seus parceiros do Instituto Nacional Democrático (NDI).

Estes observadores serão desdobrados a razão de 50 supervisores para a observação do período pré-eleitoral, 2.100 observadores para a primeira volta das presidenciais, 2.100 observadores para a segunda volta e 500 observadores para a primeira e a segunda voltas das eleições legislativas, indica a fonte.

Segundo o director local do NDI no Mali, Diadié Hima, a obsevação citadina tem por objectivo legitimar o processo eleitoral, reforçar a confiança do público, identificar as irregularidades e fraudes eleitorais, reduzir os riscos de conflitos ou de violências ligadas às eleições.

Os observadores vão igualmente contribuir para a gestão de conflitos encorajando a sua resolução pacífica, informar a comunidade nacional e internacional sobre a situação dos direitos humanos, precisou o director do NDI no Mali.

Para ele, a novidade este ano é a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação através da utilização do telemóvel para a remontagem dos dados e de qualquer informação sobre o desenrolamento do escrutínio, permitindo assim obter em tempo real a situação da votação no país.

O desdobramento dos observadores da rede APEM vai fazer-se conforme um modo operatório orientado para a fixidade e a mobilidade dos observadores nas assembleias de voto, da abertura até ao encerramento das mesmas durante a contagem e a afixação dos resultados, para constatar o desenrolamento efectivo destas operações.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!