Iniciado no passado dia 7 de Janeiro, em cerimónia oficial orientada pelo governador Felismino Tocoli, o recenseamento militar em Nampula está a obter assinaláveis resultados, a avaliar pelo crescente número de jovens que, diariamente e de forma voluntária, se apresentam aos postos fixos de inscrição com o propósito de regularizarem a sua situação militar.
Segundo Carlos Lâmina, delegado do Centro Provincial de Recrutamento e Mobilização, até última quinta-feira, 3 de Fevereiro, haviam sido inscritos mais de oito mil jovens de ambos os sexos.
Estes dados representam 44.5 por cento de um universo de 18 mil mancebos, meta atribuída à província de Nampula para o presente ano.
Lâmina considera que o trabalho redobrado de mobilização desenvolvido pela sua instituição, em parceria com as autoridades político-administrativas, contribuiu significamente para o alcance dos dados acima referenciados, facto que leva o sector a acreditar na superação das metas.
Para a concretização dessa proeza, o Centro de Mobilização e Recrutamento inicia esta semana a realização de palestras nalgumas escolas secundárias da capital provincial e dos distritos, através de brigadas móveis a serem criadas para o efeito.
Acreditamos que, a continuarmos neste ritmo, poderemos alimentar esperanças de alcançar a meta traçada. Observou a nossa fonte. Refira-se que no ano passado, Nampula recenseou cerca de 18 dos 15 mil mancebos previstos.