Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

OIT: discurso de Guebuza serve de base para políticas de emprego

O Grupo Africano no Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) elegeu o discurso do Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, proferido em Junho do corrente ano em Genebra, Suíça, para servir de base na elaboração das políticas práticas sobre o Emprego no continente, por espelhar a realidade no terreno.

A intenção, segundo o Ministério moçambicano do Trabalho, foi manifestada esta semana em Genebra, durante a 306ª Sessão daquele órgão decisório da OIT, cuja ideia já tinha sido sugerida por unanimidade em Setembro último pelos Ministros do Trabalho de África, aquando da realização da Reunião Anual dos Ministros e Responsáveis do sector do Emprego, Segurança Social e Assuntos Sociais da União Africana, que teve lugar na capital etíope, Adis-Abeba.

A opção pelo discurso do estadista moçambicano como base para a elaboração e implementação de estratégias sobre o Emprego, segundo o Grupo Africano, surge pelo facto de Guebuza ter incidido no Homem como o principal factor para que o combate ao desemprego tenha, de facto, uma resposta desejada e que as zonas mais desfavorecidas possam participar de forma activa nessa luta, isto fazendo alusão ao modelo que o Governo moçambicano está a implementar no combate contra a pobreza, em que os Distritos são o centro dessa batalha.

O discurso de Guebuza, proferido perante mais de três mil delegados, a 15 de Junho do ano em curso em Genebra, aquando da realização da 98ª Conferência Internacional do Trabalho, já está traduzido para o Inglês e depositado na sede da OIT em Genebra, como um documento de visão internacional no quadro das políticas de promoção da justiça social e da dignidade humana.

Nos princípios de Dezembro, os Ministros do Trabalho do Continente africano têm marcado uma Reunião para Ougadougou, capital de Burkina-Faso, com o propósito de elaborar a agenda de trabalho da próxima cimeira dos Chefes de Estado de países africanos sobre o Emprego e Segurança Social. A mesma terá lugar em 2010 num país ainda por anunciar, não obstante a tradição ser sempre na sede da União Africana, Adis-Abeba, dado que os Camarões já manifestaram interesse em acolher o encontro.

No referido encontro, segundo o Grupo Africano, de que Moçambique é seu Porta-Voz técnico no Conselho de Administração da OIT, o discurso do estadista moçambicano voltará a ser abordado. A 306ª Sessão do Conselho de Administração da OIT, na qual Moçambique se faz representar por uma delegação chefiada pela Ministra do Trabalho, Maria Taipo, na sua qualidade de Membro titular, termina sexta-feira, com a adopção de vários instrumentos e recomendações aos Estados membros, com destaque para a necessidade de potenciação da Inspecção do Trabalho, como forma de combate à crise que assola o Mercado do emprego no mundo.

A ministra moçambicana tem uma intervenção agendada para esta quinta- feira, sobre o Pacto Global de Emprego e a sua Estratégia de Implementação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!