Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nyusi apela a uma atitude proactiva

O Ministro da Defesa Nacional, Filipe Nyusi, instou hoje, no Centro de Instrução Básica Militar da Manhiça, província de Maputo, os gestores dos recursos humanos a assumirem uma atitude proactiva na prossecução dos objectivos estratégicos da instituição militar.

Falando na abertura de um seminário sobre gestão de recursos humanos no Ministério da Defesa Nacional (MDN) e nas Forcas Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), Nyusi apelou aos participantes para que, durante os debates, não só identifiquem os problemas do sector, mas também apontar soluções. Nyusi sublinhou que a dinâmica actual que se impõe nas organizações formais exige que os gestores de recursos humanos assumam uma atitude proactiva na prossecução dos objectivos estratégicos das instituições.

“Por conseguinte, apraznos apelar, uma vez mais, para a necessidade de se observar a celeridade nas acções, sobretudo quanto ao aproveitamento racional do tempo, na implementação efectiva do legislação atinente a gestão de carreiras e categorias profissionais, procurando-se respeitar aspectos cruciais, tais como o limite da idade e tempo de permanência nas fileiras das FADM, entre outros”, frisou.

O Ministro disse que o evento constitui um testemunho dos esforços levados a cabo visando melhorar o desempenho da instituição militar, apostado no Homem. A este respeito, citando o Presidente da Republica e Comandante-Chefe das Forcas de Defesa e Segurança, Armando Guebuza, o titular da pasta de Defesa disse que “mais do que os meios esta o Homem e a sua indomável vontade de vencer obstáculos.

E’ este Homem que, imbuído de auto-estima, do sentido de Pátria e de missão, demonstra que nada é intransponível quando existe o querer, a determinação, perseverança, o sentido de auto-sugestão e, sobretudo, o engajamento em torno do grande desígnio nacional de levar a pobreza de vencida neste nosso belo Moçambique”.

Com vários temas de discussão e diferentes oradores, entre militares e civis, o seminário de quatro dias procura soluções para colmatar vulnerabilidades e empoderar os oficiais que no seu quotidiano lidam com a gestão do pessoal, espinha dorsal das FADM. Organizado pelo Estado-Maior General das FADM e sob o lema “A gestão dos recursos humanos nas FADM: Contribuindo para a sua operacionalização”, o seminário surge, segundo o Chefe do Estado-Maior General das FADM, General Paulino Macaringue, como uma das necessidades identificadas nas reuniões com os comandantes de diferentes ramos das FADM e nas visitas de trabalho efectuadas as unidades militares espalhadas pelo pais. Participam no seminário de operacionalização de gestão de recursos humanos nas FADM quadros gestores de pessoal em representação de todas unidades militares das FADM a nível nacional.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!