Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Novos regadios para os distritos da província de Sofala

Novos sistemas de rega estão a ser instalados nos distritos de Gorongosa, Buzi e Nhamatanda, na província central de Sofala, num esforço do Ministério da Agricultura (MINAG), visando incrementar a produção de alimentos.

O director provincial de Agricultura em Sofala, Miguel Coimbra, disse que os sistemas de rega vão cobrir uma área de cerca de 10 hectares em quatro regiões daqueles distritos, nomeadamente, Move, Chitunga, Bebeto e Lamego, onde se pretende intensificar a produção alimentar.

Coimbra disse, por outro lado, que a instalação destes sistemas se integra também num conjunto de projectos agrícolas do Ministério da Agricultura, que em Sofala vão envolver uma área de 130 hectares de culturas alimentares, nos distritos de Búzi, Marromeu, Dondo e Chemba.

Tais projectos incluem ainda o controlo do amarelecimento letal do coqueiro e da mosca da fruta, através de armadilhas e a captura da praga, nos distritos de Caia, Dondo e Nhamatanda, bem como na cidade da Beira.

Entretanto, os serviços de Actividades Económicas ao nível da cidade da Beira, em Sofala, distribuirame 110 toneladas de semente de arroz pelos produtores da cintura verde daquela urbe, para incentivar a produção de alimentos.

O chefe dos Serviços de Actividades Económicas, Fabião Simbine, disse recentemente à AIM que a semente melhorada beneficiou cerca de 3000 camponeses que se dedicam à produção deste cereal na cintura verde da capital provincial de Sofala.

Simbine disse que na presente época agrícola, o número de produtores aumentou relativamente à campanha anterior, que era de 1600 pessoas.

Para além da semente, os agricultores beneficiaram também de fertilizantes e insecticidas, entre outros insumos agrícolas, bem como fruteiras diversas, para melhorar a dieta alimentar dos munícipes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!