Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Novos preços dos transportes agravam inflação 1,06% em Dezembro

O aumento dos preços dos transportes semicolectivos de passageiros, vulgo chapa-100, em 10%, contribuiu para incrementar a inflação mensal de Dezembro de 2012 em 1,06%, o que concorreu para uma inflação anual de 2,02% e abaixo da meta estabelecida pelo Governo de 5,6%.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que, em 2012, o país foi caracterizado por uma relativa estabilidade de preços originada pelo facto dos meses de Fevereiro, Abril, Maio e Junho terem registado quedas significativas de preços e Novembro e Dezembro de 2012 terem-se destacado com aumentos assinaláveis da carestia de vida.

As rendas de casa, amendoim, peixe seco e farinha de milho são produtos que, de parceria com o aumento dos preços dos transportes urbanos de passageiros das cidades de Maputo e Matola, contribuíram com 1,39 ponto percentual positivo na inflação anual de 2,02%, segundo Perpétua Michangula, chefe do Departamento de Preços e Conjuntura do INE.

Acrescentou que a variação média anual de preços situou-se em 2,60% e que, em Janeiro último, a inflação média de 12 meses foi de 10,24%, altura em que as divisões de Educação, Habitação, Água, Electricidade, Gás e outros combustíveis registaram maiores variações anuais de preços de 6,21% e 4,31%, respectivamente.

Em Dezembro último, a cidade da Beira teve uma inflação mensal acima da média de 1,29%, seguida por Maputo e Nampula com 1,01% e 1,03%, respectivamente.

Em termos cumulativos, as cidades de Maputo, Beira e Nampula registaram aumentos de preços de 2,18%, 190% e 1,78%, enquanto em termos médios anuais as mesmas cidades tiveram aumentos no nível geral de preços de 2,09%, 3,07% e 3,14%, respectivamente.

Frisa-se, entretanto, que em 2013 Moçambique espera ter uma inflação anual de 7,5% devido à previsão do aumento menos acelerado da produção de cereais e a tendência de estabilização em alta do preço do petróleo no mercado internacional.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!