Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Novos membros do conselho consultivo do Ministério da Educação

O Ministro moçambicano da Educação, Zeferino Martins, empossou, última Terça-feira, em Maputo, 31 membros do Conselho Consultivo do ministério que dirige.

Falando momentos depois deste acto, Zeferino Martins disse que a medida visa ajustar a estrutura de gestão e administração do Sistema Nacional da Educação à visão, missão, objectivos estratégicos do sector da educação e aos resultados esperados.

Este Conselho Consultivo surge ainda em consequência de se ter criado o Ministério da Educação (MINED), no lugar do da Educação e Cultura, mas também porque foram recentemente aprovados, pelo Conselho Interministerial da Função Publica, os estatutos do MINED.

Por outro lado, o Ministro recordou que o Plano Quinquenal do Governo estabelece como prioridade para o sector da educação a melhoria da qualidade de ensino.

Martins disse ter sido por essa razão que se criou a Direcção de Gestão e Garantia da Qualidade, essa que não só é expressa pela melhoria do rendimento pedagógico dos alunos, mas também pela melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas unidades orgânicas do sector, a todos níveis.

O Ministro destacou, na ocasião, o papel do professor nesta área, afirmando que “os professores estão na centralidade do processo de melhoria da qualidade do ensino”.

“O seu recrutamento, a sua indução, a sua formação contínua, reveste-se dos maiores cuidados e exige rigor e profissionalismo”, afirmou o titular da pasta da educação.

Todos os dias mais de seis milhões de moçambicanos demandam os cerca de 14 mil estabelecimentos de ensino. Este Ministério possui mais de 120 mil funcionários, entre docentes e não docentes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!