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Novo tipo de burla bancária assola a cidade de maputo

Uma das maiores instituições bancárias que opera no país, lançou um alerta contra a eclosão de um novo tipo de burla, que consiste na troca de cartões dos clientes quando realizam operações via POS. Segundo um comunicado do Banco moçambicano este tipo de burla tem vindo a assolar a cidade de Maputo, a capital moçambicana, nas últimas semanas, ocorrendo em lojas e restaurantes de renome.

“Em alguns casos, as vitimas detêm cartões personalizados, o que torna a situação mais alarmante, pois isto é indicativo de que alguns caixas desses estabelecimentos comerciais estão envolvidos na rede do crime financeiro”, refere o comunicado, que não avança números.

Segundo a fonte, para lograrem os seus intentos, os comparsas dos caixas que, geralmente se encontram na fila atrás do cliente, ou os próprios caixas, aproveitam-se da ingenuidade do cliente e conseguem ver o seu PIN sem que este se aperceba. A seguir, o caixa aproveita-se da possível distracção do cliente e troca o seu cartão. O documento indica que para o cliente não se aperceber desta burla, o caixa coloca o recibo de pagamento por cima do cartão. Convencido de estar a receber o seu próprio cartão, o cliente simplesmente limita-se em guarda – lo sem antes o observar. Muitas vezes, o cliente só se apercebe de ser portador de um cartão que não é seu quando procura efectuar uma outra transacção. “Nessa altura já é bastante tarde pois os burladores terão defraudado completamente a sua conta. Os burladores agem de uma forma muito rápida e em pouco tempo, podendo efectuar pagamentos fraudulentos em POS até esgotarem o saldo disponível na conta”, indica o comunicado.

Para evitar essas situações, a instituição bancária apela os seus clientes a assinarem o verso do cartão para o reconhecer facilmente; e não permitir que terceiros se posicionem muito próximo na altura da transacção. Igualmente, o banco apela aos seus clientes para evitarem que o seu PIN seja visualizado por terceiros; não perder de vista o seu cartão, enquanto estiver na posse do caixa; e comunicar de imediato ao banco sobre todos os incidentes relacionados com o cartão, para que medidas apropriadas sejam tomadas em tempo oportuno.

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