Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Novo Presidente eleito empossado na Tanzania

O quinto Presidente da Tanzania, John Pombe Joseph Magufuli, prestou juramento esta quinta-feira no Estádio Uhuru, em Dar es Salaam, onde fez uma breve declaração de reconhecimento sobre a sucessão pacífica entre ele e o seu predecessor, Kakaya Mrisho Kikwete.

Apesar da chuva matinal que inundou a cidade e as regiões vizinhas, milhares de pessoas afluíram ao estádio para ver o homem popularmente alcunhado como “Hapa Kazi tu” – significando em Kiswahili “Aqui é só trabalhar” – prestar juramento.

Magufuli inventou este slogan da sua campanha para as eleições presidenciais para indicar que é um homem que pensa no trabalho a fim de trazer mudanças na vida das populações e no desenvolvimento em geral.

Na Tanzania, onde o folclore tem inumeráveis exemplos de superstição ligada à meteorologia, a chuva desta quinta-feira, segundo algumas pessoas, foi um sinal de boa sorte que acompanha a nova administração, sobretudo depois de um período de seca forçar as barragens hidroeléctricas do país a cessar de funcionar.

Em consequência, os cortes de electricidade perturbadores tornaram-se numa característica comum na rede nacional, apresentando um dos maiores desafios para a nova administração, além da corrupção na Função Pública, do desemprego juvenil, dos serviços de saúde inadequados e do estandarte fraco das infraestruturas.

Vários chefes de Estado e de Governo dos países vizinhos assistiram à posse do Presidente Magufuli. Tratou-se dos Presidentes zimbabweano, Robert Mugabe; ugandês, Yoweri Kagura Museveni; queniano, Uhuru Kenyatta; rwandês, Paul Kagame; sul-africano, Jacob Zuma; congolês, Joseph Kabila; moçambicano, Filipe Nyusi; e zambiano, Edgar Lungu, bem como do primeiro-ministro etíope, Mariam Desalegn.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!