Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

NOVO HOSPITAL PARA MOMA

Cerca de 50 milhões de meticais estão a ser investidos na transformação do Centro de Saúde de Moma em Hospital Rural.

Iniciada em Abril do ano findo, a construção já deveria ter sido entregue no presente mês, mas devido aos atrasos relacionados com a chegada de material, concretamente o cimento que tem de ser transportado de Nacalaporto ou cidade de Nampula. Em consequência do percalço, as obras só serão entregues em Julho próximo.

Emília Chipondene, chefe do serviço distrital da Saúde, Mulher e Acção Social, revelou que o projecto comporta enfermarias de obstetrícia, pediatria, medicina, bloco operatório, armazéns e quartos para o pessoal médico em serviço. Enquanto as obras não são entregues, os doentes, cujo estado de saúde ultrapassa a capacidade técnica do Centro de Saúde local, são evacuados para o Hospital Central de Nampula, que dista cerca de 200 quilómetros, numa estrada com sérios problemas de transitabilidade. De referir, ainda, que o aparelho de Raio X do Centro de Saúde local e encontra-se inoperacional há mais de15 meses, devido à avaria de uma peça só pode ser adquirida na cidade de Maputo.

O distrito de Moma, com cerca de 300 mil habitantes, dispõe de 13 unidades sanitárias, sendo oito Centros de Saúde de nível I e II, e cinco Postos de Saúde. Segundo uma pesquisa do desenvolvimento humano do distrito, encomendado pelo Ministério de Administração Estatal, as referidas unidades possuem, no conjunto, 105 camas, o que faz com que as camas disponíveis estejam aquém das necessidades.

No que se refere ao acesso aos cuidados sanitários, as projecções apontam para o rácio de uma unidade hospitalar para servir 24 mil pessoas, e um técnico de Saúde para 5.500 enfermos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!