Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Novo edil de Inhambane toma posse e promete transparência

O Município da cidade de Inhambane, no sul de Moçambique, já está oficialmente sob a gestão de Benedito Eduardo Guimino, eleito nas eleições intercalares de 18 de Abril último.

Guimino foi investido, Quarta-feira, pelo presidente da Assembleia Municipal de Inhambane, Fernando Maoze.

Guimino venceu o seu adversário do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Fernando Amélia Nhaca.

O novo edil conseguiu 12.120 votos, equivalentes a 79,58 porcento do total dos votos validamente expressos, contra 3.478 votos correspondentes a 21,47 porcento de Fernando Nhaca.

O jornal “Notícias” escreve, na sua edição desta Quinta-feira, que no seu juramento, o novo presidente da autarquia de Inhambane, reafirmou que vai dedicar todas as suas energias e seu saber ao serviço do município, dirigindo com transparência e responsabilidade os destinos daquela que é conhecida como sendo a cidade mais limpa do país e a mais procurada para as festas do Natal e do Fim-de-ano.

“Não trago soluções mágicas. O município não pertence apenas ao presidente, nem aos vereadores ou aos directores de serviços, nem mesmo aos técnicos e funcionários a vários níveis, mas sim a todos residentes. Sendo assim, o sucesso dos nossos programas de desenvolvimento dependerá do nível de participação de cada um. Haverá, como sempre, espaço para todos”, disse.

“Estou ciente dos enormes desafios que se colocam pela frente, mas quero reiterar o meu compromisso de aplicar todas as minhas energias na busca de soluções a curto e médio prazos para a superação de tais desafios”, sublinhou.

O novo edil de Inhambane reiterou que as grandes prioridades são a abertura de novos furos de água e montagem de pequenos sistemas de abastecimento em Conguiana, Salela e Mahila, a extensão da rede de abastecimento do precioso líquido no bairro Guidzivane para a Ilha de Inhambane, a extensão do fornecimento de energia eléctrica aos bairros de Chamane, Siquiriva, Mahila, Muelé 3, Ilha de Inhambane e Guitambatune e alguns quarteirões de Machavenga e Muelé II.

No rol das actividades previstas para este mandato, Benedito Guimino reafirmou o desafio de melhorar os pisos das estradas Josina Machel/Barra, Guibebene/Escola Secundária de Muelé, Saranga/Siquiriva, bem como a urbanização dos bairros Liberdade I, II e III o bairro Chamane e reabilitar a via de acesso Muelé II/Malembuane.

Na área da Saúde, destacou a construção dos centros de Saúde Josina Machel e Mahila, a conclusão das salas de aulas e bloco administrativo em Marrambone e a construção de infra-estruturas educacionais e seu apetrechamento em mobiliário escolar em Quelequele, Jogó, Manhanza e Nhaguia.

“É importante salientar que vamos dar terrenos aos jovens para a construção das suas habitações e os fundos da redução da pobreza urbana para projectos da geração da renda e criação de postos de emprego, privilegiando o empreendedorismo”, prometeu Guimino, realçando que o apoio a iniciativas juvenis vai merecer muita atenção na sua governação.

Por seu turno, o Governador da província, Agostinho Trinta, lembrou ao presidente da autarquia que a tarefa de dirigir o Conselho Municipal exige responsabilidade porque trata-se de um cargo confiado pela população que espera resultados conducentes à melhoria da sua qualidade de vida.

“O exercício destas funções exige o cumprimento de um conjunto de obrigações que deverão deixar um legado às gerações vindouras”, alertou Trinta.

Disse também que é necessário manter um contacto permanente com as comunidades de forma a auscultar e partilhar as suas ideias e preocupações, através do seu envolvimento na planificação sobre o desenvolvimento do município.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!