As sete locomotivas e 12 carruagens de primeira à terceira classes compradas recentemente em Durban, na vizinha África do Sul, já circulam nas diferentes ferrovias do Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN) de Moçambique, desde esta quinta-feira (01).
Os meios circulantes em causa, têm cada 88 lugares e custaram mais de 15 milhões de dólares norte-americanos. Espera-se que melhorem o tráfego de passageiros e mercadorias a partir das províncias do Niassa e de Nampula, incluindo os países do Interland, nomeadamente Malawi e a Zâmbia.
O director executivo da CDN, Amado Mabasso, disse que as novas locomotivas substituem as antigas que já se encontravam num elevado estado de degradação, o que não permitia a prestação de serviços de forma satisfatória. Trata-se de um equipamento moderno e de uma maior qualidade, equipado de Ar-condicionado, sistema de som, casas de banho com água corrente.
Aquele responsável assegurou que a sua instituição vai adquirir, ainda este ano, mais três locomotivas para fazer face à demanda no transporte de passageiros e mercadorias. No próximo ano serão compradas outros cinco comboios.
Refira-se que os gestores do CDN reabilitaram as infra-estruturas ferroviárias nas estações de Nampula, Malema, Nacala, Namina, Ribáuè e Iapala.