Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nova escola agropecuária profissional aberta em Nampula

Mais uma Escola Profissional de especialidade Agropecuária entrou na quarta-feira em funcionamento em Nacala-a-Velha, província nortenha de Nampula.

A escola, que entra em actividades com um total de 27 alunos resulta uma iniciativa da Associação para a Promoção das Escolas Profissionais Familiares Rurais de Moçambique (APEPFRUM) e foi edificada com apoio da Diocese de Nacala, do Governo distrital de Nacala-a-Velha e das Organizações Não Governamentais, ESSOR da França e DISOP da Bélgica.

No âmbito da iniciativa que resulta de uma parceria entre o Governo e organizações não governamentais que trabalha na criação de Escolas Familiares Rurais (EPFR’s), já tem em funcionamento nove de Escolas Profissionais de nível básico nas províncias de Nampula, Sofala, Gaza e Maputo.

“O governo distrital e as famílias residentes em Nacala-a-Velha estão convencidas do valor da escola profissional na luta contra a pobreza no seio das comunidades rurais, tendo contribuído na construção com a mão-deobra grátis, como forma de assegurar uma educação de qualidade para os seus filhos”, destaca um comunicado da APEPFRUM recebido hoje pela AIM.

As EPFR’s, segundo a APEPFRUM, têm como objectivo geral garantir o ensino de melhores práticas e tecnologias agropecuárias aos jovens, incentivando as comunidades a melhorar sua produção familiar e a rentabilidade nas suas propriedades.

As referidas Escolas proporcionam aos jovens do meio rural uma formação individualizada e integral (com diploma reconhecido pelo MINED) para que no fim da formação sejam capazes de criar, o seu auto-emprego, mantendo-os na zona rural como uma actividade rentável.

Na província de Nampula já está a funcionar desde 2006 uma outra EPFR do mesmo nível em Nataleia (Distrito de Malema) estando prevista a abertura de uma outra escola do mesmo tipo em Mecuburi em Fevereiro 2011.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!