Mais uma Escola Profissional de especialidade Agropecuária entrou na quarta-feira em funcionamento em Nacala-a-Velha, província nortenha de Nampula.
A escola, que entra em actividades com um total de 27 alunos resulta uma iniciativa da Associação para a Promoção das Escolas Profissionais Familiares Rurais de Moçambique (APEPFRUM) e foi edificada com apoio da Diocese de Nacala, do Governo distrital de Nacala-a-Velha e das Organizações Não Governamentais, ESSOR da França e DISOP da Bélgica.
No âmbito da iniciativa que resulta de uma parceria entre o Governo e organizações não governamentais que trabalha na criação de Escolas Familiares Rurais (EPFR’s), já tem em funcionamento nove de Escolas Profissionais de nível básico nas províncias de Nampula, Sofala, Gaza e Maputo.
“O governo distrital e as famílias residentes em Nacala-a-Velha estão convencidas do valor da escola profissional na luta contra a pobreza no seio das comunidades rurais, tendo contribuído na construção com a mão-deobra grátis, como forma de assegurar uma educação de qualidade para os seus filhos”, destaca um comunicado da APEPFRUM recebido hoje pela AIM.
As EPFR’s, segundo a APEPFRUM, têm como objectivo geral garantir o ensino de melhores práticas e tecnologias agropecuárias aos jovens, incentivando as comunidades a melhorar sua produção familiar e a rentabilidade nas suas propriedades.
As referidas Escolas proporcionam aos jovens do meio rural uma formação individualizada e integral (com diploma reconhecido pelo MINED) para que no fim da formação sejam capazes de criar, o seu auto-emprego, mantendo-os na zona rural como uma actividade rentável.
Na província de Nampula já está a funcionar desde 2006 uma outra EPFR do mesmo nível em Nataleia (Distrito de Malema) estando prevista a abertura de uma outra escola do mesmo tipo em Mecuburi em Fevereiro 2011.