Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Notas de zero para corruptos

Notas de zero para corruptos

Cidadãos indianos começaram a entregar aos funcionários públicos corruptos e que constantemente os subornam, notas de “zero Rúpias” (Rupee Zero Notes), em analogia à moeda do país. As notas foram criadas por um professor da Universidade de Maryland e distribuídas pela ONG “5Th Pilar – Corruption Killer”.

A pergunta que qualquer um faria seria: qual a eficácia desta medida?

Pode parecer ineficiente, mas segundo a declaração do Banco Mundial divulgada pelo site GOOD, a ação trouxe resultados: “Primeiro, a corrupção é um crime na Índia com pena de prisão. Funcionários públicos corruptos raramente encontram resistência por parte dos cidadãos comuns, o que fez com que eles se assustassem quando lhes entregavam as notas de zero Rúpia, efetivamente fazendo uma forte declaração condenando a corrupção. Outro fator é que os funcionários querem manter seus empregos e estão temerosos em serem processados, para não mencionar o medo de ir para a cadeia. Acreditamos que o sucesso das notas se deve à vontade das pessoas em utilizá-las. Os cidadãos estão dispostos a levantar-se contra a prática que se tornou tão banal porque eles não têm mais medo: primeiro, eles não têm nada a perder, e em segundo lugar, eles sabem que esta iniciativa está sendo apoiada por uma ONG, ou seja, eles são não estão sozinhos nessa luta.”

E em Moçambique alguém aposta na tiragem inicial das notas de “zero Meticais”, caso as tivéssemos? 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!