Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Niassa com unidade móvel multimédia para combater SIDA nas comunidades

A província do Niassa, Norte de Moçambique, conta com uma unidade móvel multimédia destinada a promover atitudes saudáveis através da sensibilização das comunidades em matérias de combate ao SIDA.

Trata-se de uma viatura concedida pela Sociedade Algodoeira do Niassa/João Ferreira dos Santos (SAN/JFS), cuja inauguração aconteceu Sexta-feira passada no Município de Cuamba, província de Niassa. Esta unidade móvel foi equipada com um sistema informático de projecção de vídeos e amplificação sonora fornecido pela Associação dos Empresários contra o HIV e SIDA, Tuberculose e Malária (EcoSIDA) e pelo Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS), segundo indica um comunicado de imprensa conjunto dessas três organizações e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recebido pela AIM.

A promoção de atitudes saudáveis por via deste meio será feita através do envolvimento das comunidades em debates interactivos e providenciando informações pertinentes sobre o HIV e SIDA, saúde, educação e protecção da criança nas comunidades remotas da província do Niassa.

Para o efeito, a EcoSIDA formou um grupo de activistas locais para operar o equipamento e servir de educadores de pares junto das comunidades, tendo uma variedade de vídeos, folhetos e outros materiais de Informação, Educação e Comunicação. Este material foi fornecido por esta organização, bem como pelo CNCS e o UNICEF com vista a iniciar-se com o projecto.

“O uso de unidades móveis multimédia em vários outros pontos do país tem provado ser um poderoso e eficiente meio para alcançar comunidades remotas, com níveis baixos de escolarização e de acesso a meios de comunicação audiovisuais, ajudando-as a adquirir mais conhecimentos, a promover o diálogo e a procurar soluções para o seu próprio desenvolvimento”, refere o comunicado.

O lançamento deste modelo de prevenção e combate ao SIDA resulta de uma parceria público-privada estabelecida em Junho deste ano entre a SAN/JFS, a EcoSIDA, o CNCS e o UNICEF, no seguimento de uma estratégia desenvolvida pelo UNICEF visando envolver cada vez mais o sector privado em programas do género em beneficio da mulher e criança.

A escolha do Niassa para a realização da iniciativa nesta sua fase piloto deve-se a existência de uma vasta rede de cerca de 100 mil produtores de algodão, que vendem o seu produto à SAN/JFS, sociedade que se disponibilizou a usar os seus meios e canais de contacto directo com as comunidades para a implementação desta iniciativa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!