As autoridades moçambicanas para a área da Mulher e da Acção Social na província nortenha de Niassa, assistiram no terceiro trimestre do presente ano, 3.088 Crianças “rfãs e Vulneráveis (COV’s), no âmbito do programa de Apoio Social Directo.
Segundo Fonte do Governo provincial, para aliviar o sofrimento destas crianças, o Executivo do Niassa forneceu “kits” de material e uniforme escolar, produtos de primeira necessidade, registo de nascimento, enxovais e roupa usada.
Actualmente, funcionam ao nível de toda a província 25 centros infantis sendo dois do Governo e 23 privados para a assistência da criança.
Durante o mesmo período, foram atendidas 20.947 beneficiários de subsídio de alimentos com destaque para 19.448 idosos.
A fronte destaca ainda que foi construída e entregue uma residência do tipo 2 a uma família de crianças órfãs de pais. Também decorrem preparativos para a construção de uma casa para outros quatro menores órfãos e vulneráveis.
Para a família beneficiária da casa, o Instituto Nacional de Acção Social (INAS) desembolsou 67 mil meticais para o desenvolvimento de um negócio a sua escolha, e isentou o jovem chefe deste agregado familiar ao pagamento das taxas de matrícula para sua inscrição no Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA).
No mesmo âmbito, as autoridades distribuíram três máquinas de processamento de produtos para a produção de compostos nutricionais para crianças mal nutridas nos distritos de Mandimba, Ngauma e Lago.