Dois dias depois de eliminar os San Antonio Spurs, os Memphis Grizzlies seguem surpreendendo nos playoffs da NBA. Comandado por mais uma boa atuação de Zach Randolph (34 pontos e dez ressaltos), a equipa derrotou o Oklahoma City Thunder por 114 a 101, fora de casa, e adiantou-se 1 a 0 na semifinal da Conferência Oeste.
Além de Randolph, o espanhol Marc Gasol também fez um duplo-duplo pelos Grizzlies, com 20 pontos e 13 ressaltos. Do lado do Thunder, Kevin Durant (33 pontos e 11 pontos) e Serge Ibaka (16 pontos e 11 ressaltos) também conseguiram dois dígitos em dois quesitos. Russell Westbrook adicionou 29 pontos para a equipa da casa, mas não conseguiu evitar a vitória dos visitantes.
Serge Ibaka marcou os dois primeiros pontos do jogo, e Russell Westbrook abriu 4 a 2 para a equipa da casa no início do jogo. Foi a última vez que os adeptos da casa viram os Thunder em vantagem no placar. Depois de marcar seu sétimo ponto, Zach Randolph fez 7 a 4, e os Memphis não saiu mais da liderança do jogo. A situação ficou ainda mais complicada para os donos da casa depois que Zach Randolph acertou uma bola de três, faltando 2m26s para o intervalo, colocando a distância em 16 pontos.
Depois de acertar seis lances livres nos últimos minutos, Westbrook deixou o Oklahoma City dez pontos atrás no fim do segundo quarto: 57 a 47. Com um início de 11 a 4 na volta do vestiário, o Thunder voltou ao jogo depois de dois lances livres de Ibaka (61 a 58). Mas os Grizzlies conseguiram mais uma vez abrir boa distância e, com dois cestos seguidas de Marc Gasol, ficou 13 pontos na frente no fim do terceiro período (84 a 71).
Os Memphis seguiram com tudo e, com uma bandeja de Shane Battier, fez 91 a 74 e teve sua maior vantagem no jogo: 17 pontos. Com a distância no placar, os visitantes apenas administraram o resultado até o fim da partida para fazer 1 a 0 no confronto.