Pelo menos 12 pessoas, entre as quais três crianças e igual número de mulheres, são dadas como desaparecidas, na sequência do naufrágio duma embarcação ocorrido na ultima Segunda-feira, na zona de Uebane, distrito de Memba, província de Nampula.
Na altura do naufrágio, a embarcação, que se estima que transportava 13 pessoas, navegava em direcção à cidade de Nacala-Porto, igualmente naquela província nortenha. Até ao momento, somente foi encontrado um sobrevivente, segundo Carlos Vieira, porta-voz da Direcção Provincial dos Transportes e Comunicações naquela parcela do país.
Vieira disse, citado pelo matutino ‘Noticias’, que o naufrágio deveu-se ao mau tempo que se tem abatido sobre a região costeira de Nampula há mais de uma semana. Acrescentou que equipes de socorro, constituídas por pescadores e mergulhadores experientes naquele distrito, foram lançadas ao mar depois que o único sobrevivente deu à costa na última Terçafeira, não tendo sido possível até agora recuperar qualquer corpo.
A Administração Marítima local já não acredita na possibilidade de ainda haver sobreviventes. Na costa do distrito de Angoche, na mesma província, registaram-se numa semana dois naufrágios sendo o primeiro de barco de pesca e o segundo de passageiros, que resultaram na morte de sete pessoas e cinco desaparecidos. Na embarcação de pesca foi reportado um ferido ligeiro entre os três tripulantes.
Os dois casos de naufrágio deveram-se ao mau tempo que se fazia sentir na região e que afectou toda a região costeira da província de Nampula. Carlos Vieira disse que o Governo provincial criou duas comissões que estão a trabalhar nos distritos de Angoche e Memba, para prestar apoio necessário aos sobreviventes, entre outros aspectos relacionados com operações de socorro.