Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Amendoim exportado para Inglaterra

Amendoim exportado para Inglaterra

A Empresa Comercial dos Produtores Associados, denominada IKURU, baseada em Nampula, a terceira maior cidade do País, exporta, anualmente, para Inglaterra, 100 toneladas de amendoím pequeno, segundo revelou ao @ Verdade Luis da Lameira, membro do Conselho de Administração daquela empresa.

 

 

 Para além do amendoím, apuramos ainda que, a IKURU exporta para aquele país do velho-continente, 100 toneladas de cajú e igual quantidade de gergelim branco. E para a Noruega, país também europeu, a IKURU exporta, por ano, 100 toneladas de soja. As exportações para Inglaterra são feitas, segundo explicou Luis da Lameira, através da empresa inglesa Twin Trading, com quem tem parceria nesse sentido, desde 2005.  

A província de Nampula é um dos maiores produtores de amendoím no País, e é o principal fornecedor daquele cereal aos mercados da região Sul. Destes mercados das cidades de Inhambane, Xai-Xai, Maxixe, Maputo e Vila de Massinga, que estão a ser abastecidos pelo amendoím produzido em Nampula. A empresa IKURU, um termo macua que significa força, comercializa também feijão cute e girassol, culturas que até ao momento ainda não tiveram mercado além fronteiras.

A produção destas culturas é feita por cerca de 400 associações de agricultores espalhadas em mais de oito distritos da província de Nampula.

As associações de agricultores, depois da produção, canalizam parte das culturas para IKURU, encarregandose da comercialização, tanto no mercado doméstico, como para exportação.

Luis da Lameira acrescentou que a IKURU tem a capacidade de fornecer acima de 100 toneladas, mas o contrato celebrado com a Twin Trading prevê o fornecimento daquela quantidade (100 toneladas), sendo que o remanescente serve para abastecer o mercado nacional.

Para este ano, a IKURU prevê produzir pouco mais de 3.500 toneladas de produtos diversos.

Importa, entretanto, referir que a IKURU esteve presente na 44a edição da Feira Agrária Comercial e Internacional de Maputo (FACIM), terminada no dia 7 deste mês. Na ocasião, a IKURU classificou- se em primeiro lugar na categoria de “maior índice de crescimento 2006/ 2007”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!