Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nampula vai acomodar dois novos distritos

Dois novos distritos serão criados, em breve, na província de Nampula. Trata-se de Liupo e Larde, na zona litoral, segundo apurou a nossa reportagem junto do governo local que, esta semana, esteve reunido para, essencialmente, debater o assunto da futura divisão administrativa.

Páscoa de Azevedo, directora provincial de educação e porta-voz do governo de Nampula, explicou que a proposta elaborada para a estruturação de uma nova divisão administrativa decorre da necessidade de aproximação dos serviços básicos e os centros de decisão às populações daquelas duas zonas.

Observou que não se trata de uma “cedência” do governo de Nampula às exigências da população das mencionadas regiões, que se arrastam há já muito tempo e que estiveram na origem de manifestações populares em Mogincual.

O que se passa é que o distrito de Mogincual, devido à guerra civil, viu a sua sede transferida de Namige para Liupo, por questões de segurança, enquanto que Larde, sempre reivindicou a necessidade de pertencer ao distrito de Angoche, em consequência da longa distância que o separa da sede do distrito, Moma.

Assim sendo, o novo distrito de Liupo terá sob sua jurisdição o posto administrativo de Quinga, enquanto que Mogincual incorporará Namige e Quixaxe. Enquanto Larde circunscrever-se-à à sua própria sede, Moma irá manter sob sua jurisdição Mucuroge e a própria vila sede, Macone.

De referir que o Ministério da Administração Estatal (MAE) identificou o ano passado, segundo a respectiva ministra, Carmelita Namashulua, mais dez novas regiões que serão propostas como distritos, e um número não especificado de postos administrativos e de localidades.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!