A nova directora provincial da Saúde de Nampula, Maria da Graça Viola foi apresentada na quinta-feira, em substituição de Flávio Jordão Wate, que vai prosseguir os estudos de pós graduação.
A cerimónia de transmissão de poderes que foi dirigida pelo secretário permanente do Ministério da Saúde, Jorge Tomo, foi testemunhada por vários quadros, entre directores dos Serviços distritais de Saúde, Mulher e Acção Social e chefes dos diversos sectores.
Maria Viola, que vem transferida da vizinha província do Niassa onde desempenhava as mesmas funções, promete empenhar-se no sentido de imprimir melhorias nos serviços de saúde da província, quer ao nível de recursos humanos, bem como em termos de infraestruturas. Sublinhou que só com o trabalho conjunto se superam as dificuldades e se alcançam as metas.
Por seu turno, o director cessante manifestou-se congratulado pelos sucessos alcançados ao longo dos cerca de cinco anos que liderou o sector de Saúde em Nampula. Entre as suas grandes realizações, para além de referir o aumento do número de funcionários, de cerca de três mil em 2005 para mais de sete mil em 2010, destacou a afectação de médicos nos distritos e a expansão do serviços de TARV (Tratamento Anti Retroviral).