Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nações Unidas mostram mais preocupação com injustiça para com as mulheres

A condição feminina será a “peça central do meu mandato como secretária de estado”, disse Hillary Rodham Clinton a um grupo de mulheres chefes de estado e ministras dos negócios estrangeiros a 24 de Setembro. “Eu defendi durante muitos anos que as mulheres são essenciais para o progresso e a prosperidade em todo o mundo”, declarou Clinton aos convidados ao almoço, que estavam na cidade de Nova Iorque para participar na abertura da 64ª Assembleia Geral das Nações Unidas. “Há pessoas que dizem, bem, os assuntos das mulheres são importantes mas não se comparam ao Médio Oriente ou à ameaça nuclear do Irão nem ao Afeganistão e ao Paquistão. Discordo totalmente.

Penso que as mulheres são fundamentais para conseguirmos resolver todos esses conflitos difíceis bem como para um futuro melhor”, disse Clinton. “Sabemos que os investimentos nas mulheres produzem grandes dividendos e queremos que sejam facultados às mulheres os instrumentos para que possam aproveitar ao máximo as suas próprias vidas. Mas o que eu concluí ao longo dos anos é que o talento é universal, mas a oportunidade não. E em muitos lugares, a oportunidade ainda se encontra fora do alcance das mulheres. Não importa que sejam espertas, muito trabalhadoras, incentivadas pelas suas famílias… ainda é uma tarefa muito difícil”, declarou Clinton.

A Casa Branca de Obama tem promovido insistentemente as questões femininas tanto nos Estados Unidos como no estrangeiro. No começo deste ano o Presidente Obama criou um novo cargo na Casa Branca, agora ocupado por Lynn Rosenthal, para aconselhar o presidente e o vice-presidente acerca de questões de violência doméstica e sexual nos Estados Unidos. O Presidente Obama também criou um novo cargo no Departamento de Estado: embaixador itinerante para as questões femininas mundiais. Melanne Verveer, que tem uma longa carreira em prol do progresso das mulheres, foi nomeada para mobilizar apoio concreto em todo o mundo a favor dos direitos das mulheres e combater a violência contra as mulheres e meninas sob todas as suas formas.

Clinton disse às mulheres líderes que, na próxima sessão do Conselho de Segurança das NU, tomará medidas para melhorar a resposta das NU à violência sexual cometida durante conflitos armados. Os Estados Unidos estão a apoiar uma resolução que não só promoverá o empenhamento na capacitação das mulheres mas também apelará à nomeação dum representante especial do secretário geral das NU “a fim de liderar, coordenar e defender esforços para acabar com a violência sexual em conflitos armados”, segundo Clinton. As Nações Unidas estão a demonstrar maior empenhamento em questões femininas, como uma questão fundamental, uma melhoria que Clinton disser apreciar particularmente.

Em Agosto, o Secretário Geral das NU, Ban Ki-Moon, publicou um relatório descrevendo a responsabilidade dos estados e de outras partes de evitar e reagir à violência sexual. Exortou a Assembleia Geral a criar uma instituição nas NU para melhorar a igualdade de género e os direitos humanos das mulheres. Clinton, a terceira mulher secretária de estado na história dos Estados Unidos, há muito que defende o respeito pelas mulheres e a sua participação plena na vida económica, política e social.

O seu famoso discurso em Pequim em 1995, quando declarou que “direitos humanos são direitos das mulheres e direitos das mulheres são direitos humanos”, inspirou as mulheres em todo o mundo. Para mais informações sobre medidas dos EUA ver “Mensagem de Clinton sobre Violência com Base no Género Ecoa em Todo o Mundo” e “Estados Unidos Anunciam $17 Milhões para Ajudar Sobreviventes de Violação na RDC”. Encontra-se disponível em America.gov. uma transcrição dos comentários de Clinton no almoço.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!