Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nacala vai ter fábrica de sabão

O distrito de Nacala Porto, em Nampula, vai contar, a partir dos próximos tempos, com a instalação de uma unidade industrial de refino e transformação de óleo de Palma em Sabões.

Trata-se da S&S refinaria de óleos limitada, propriedade de do grupo ARJ, uma empresa de capitais moçambicanos a operar naquela região do país.

Dados em nosso poder, confirmados pelas autoridades administrativas do distrito de Nacala-Porto, indicam que a refinaria de óleos de Palma para posterior transformação em produtos de higiene como o sabão, será um projecto de raiz e estará implantada no espaço pertencente a antiga sociedade de Caju de Nacala (SOCAJU).

Não foi avançado o montante a ser injectado para a sua materialização bem como o número de trabalhadores que ira empregar, contudo acredita-se que há garantias de que o projecto veio para ficar.

A tecnologia a ser usada, será idêntica a empregue pela empresa “Smet Ballestra”, pioneira e especializada na produção e uso de equipamentos de refinaria de óleos, com sede na Bélgica. Todavia, a maquinaria a ser montada em Nacala, será fornecida pela subsidiária daquela empresa na índia, a “Smet ballestra”.

A produção vai consistir no refino do óleo bruto de palma, através de prétratamento ácido, do seu branqueamento, destilação e do fraccionamento, para a fase de matéria-prima com vista ao fabrico de sabão, tudo isso com recursos a vários processos operacionais.

Para além do uso na indústria cosmética para a produção de sabões e sabonetes finos, detergentes, lubrificantes, indústria oleoquímica, entre outras, o óleo de palma é igualmente utilizado para fins alimentícios, podendo na produção de chocolates, substituir a manteiga de cacau.

O mercado do Óleo de Palma tem estado a ganhar espaço no mundo inteiro devido à crise do Óleo de Coco.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!