Os residentes da zona de Mutava-Rex, no Posto Administrativo de Namicopo, arredores da cidade de Nampula contam, desde esta terça-feira (23), com mais três fontanários construídos pelo município de Nampula em coordenação com o Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG). Entretanto, a população dos bairros de Muhala-Expansão, Muahiviri e Zona Militar queixam-se de frequentes restrições no fornecimento de água.
As obras, iniciadas em meados do ano passado, custaram aos cofres da edilidade mais de 60 mil meticais. Estima-se as mesmas fontanárias poderão beneficiar pouco mais de cinco mil pessoas daquela zona.
O edil de Nampula, Castro Namuaca, disse que os fontanários vão atenuar a crise de água e reduzir a distância que a população percorria para ter acesso ao precioso líquido, principalmente na época quente.
Neste momento, o município e o FIPAG estão a trabalhar na reabilitação da conduta principal de transporte de água para Mutava-Rex com vista a atingir uma cobertura 70% até 2014, contra os actuais 50% em toda a autarquia de Nampula.
O director da Área de Distribuição do FIPAG em Nampula, Tembo João Tembo, apelou à população para preservar as infra-estruturas. Segundo a fonte, a restrição no fornecimento da água que constantemente se verifica nos bairros de Muhala-Expansão, Muahiviri e Zona Militar vai passar para a história assim que terminar o processo de construção e ampliação do centro distribuidor de Muhala-Expansão.