Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo mobiliza mais 45 milhões de meticais para melhorar estradas

O Governo moçambicano está a mobilizar junto dos seus parceiros externos de cooperação cerca de 45 milhões de meticais adicionais para a construção e/ou reabilitação de estradas nos 14 novos distritos que vão ser criados no país até finais deste 2013.

Para o efeito, o número de distritos deverá passar dos actuais 128 para 142, “situação que abre novos desafios para o sector de estradas”, segundo Francisco Pereira, vice-ministro das Obras Públicas e Habitação.

Em 2012, foram reabilitadas estradas distritais correspondentes a cerca de 104 quilómetros, de acordo com aquele governante, salientando que o esforço consumiu perto de 75,5 milhões de meticais.

Aqueles trabalhos estavam avaliados em 124,7 milhões de meticais, “mas devido aos atrasos no desembolso dos fundos por parte de alguns doadores apenas foi possível garantir 61% do montante”, acrescentou o vice-ministro das Obras Públicas e Habitação.

No entanto, o sector das Obras Públicas e Habitação contribuiu para a edificação e apetrechamento de cerca de 23.600 quilómetros de estradas em 2012, representando uma redução em 11% face ao ano anterior, acrescenta o relatório anual da Administração Nacional de Estradas (ANE)-2012, apresentado esta quarta-feira, em Boane, província de Maputo.

Para 2013, a ANE prevê aplicar cerca de 17,8 biliões de meticais para construção e melhoramento de vias de acesso em todo o país, segundo aquela instituição go- vernamental, realçando que a cifra corresponde a uma extensão de perto de 21.940 quilómetros.

A extensão programada para 2013 deverá representar um decréscimo de 18% em relação à área abrangida no ano anterior, de acordo ainda com o documento da ANE, justificando que a sua redução deve-se à maior conservação de estradas urbanas e distritais, para além de asfaltagem de várias outras vias de acesso em todo o país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!