Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MUSET em transformações profundas

O Museu Nacional de Etnologia, localizado na cidade de Nampula, estará brevemente na Internet para que os amantes da cultura possam deleitar-se com a oportunidade de conhecer todo o acervo daquela instituição. Um plano nesse sentido está sendo finalizado pela direcção do Muset em parceria com a UNESCO.

Guilherme Kulyumba, director do referido Museu, salientou que a iniciativa faz parte de um projecto visando levar o acervo do museu para mais perto dos interessados em conhecer o trabalho que se faz ao nível local em termos de recolha e investigação na área de museologia, antropologia e outras áreas conexas.

As previsões da direcção do Museu para o ano em curso apontam para a consolidação do trabalho realizado em 2009 que se caracterizou na reabilitação da infra-estrutura e melhoramento da qualidade do acervo existente. Kulyumba destacou que 2009 foi o ano de sucesso ao nível da instituição cultural que dirige porque conseguimos acolher importantes exposições e lançamentos de obras literárias de escritores baseados em Nampula, facto que engrandece o museu – disse.

O interlocutor fazia referência à exposição alusiva aos 25 de cooperação entre Moçambique e os Estados Unidos da América, que, de uma previsão de três dias, passou para duas semanas. O Museu Nacional de Etnologia desdobrou técnicos seus afectos às diferentes áreas para os distritos de Angoche, Meconta, Mecuburi, Muecate, Monapo e Nacaroa, com a finalidade de fazer a recolha de vários materiais, que se encontram, neste momento, expostos ao público.

As mudanças positivas operadas no Muset tem vindo a cativar o interesse de visitantes àquela instituição, com particular incidência de estudantes dos níveis secundário geral e superior, além de investigadores que ali acorrem para realizar pesquisas em vários domínios da ciência. O MUSET está a potenciar-se a prestação de serviços diversos para satisfação das necessidades diversas dos seus visitantes, nomeadamente em lojas de venda de objectos produzidos à base de ouro, prata e bronze, além de produtos de esculturas maconde e cestaria.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!