Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mundial para Mulheres

Zebras, girafas, leopardos, mês de Junho, cobertura internacional, mobilização nacional… Isso tudo faz-te lembrar alguma coisa? Uma dica preciosa : não tem a ver com estampagens de “animal” nem com o calendário anual do Fashion Week. Se a tua segunda opção foi o Mundial da África do Sul, acertaste! Após quatro anos, ele está de volta.

Chegou a hora de resgatar do armário aquela camisa baby look da selecção (ou comprar uma nova, o que é ainda melhor) e o verniz verde-bandeira… ou o vermelho vivo… ou talvez laranja. Bem-vinda ao mais completo manual da mulher adepta do futebol. Aqui tu terás todas as dicas para atravessares o período sem sair do salto, linda, poderosa, nutritiva e beminformada. Para começar, nada melhor que um glossário básico com termos que serão muito utilizados nas próximas 4 semanas:

BOLA – não é a ex do teu namorado. É o principal acessório de um jogo de futebol. Toda de couro sin-téc-ti-co. Superfashion.

CAMPO – pode parecer uma sugestão para as tuas próximas férias. Mas é o lugar onde é disputada a partida. É um quadrado verde com um grupo de italianos a correr.

TRAVE – até é o aparelho onde o bonitão da tua academia de ginástica se exercita, mas no futebol é a estrutura de metal que demarca onde os jogadores devem lançar a bola para fazer o golo. PASSE – praticamente é o que os jogadores fazem a toda hora. Um passa a bola para outro, que passa para outro, que passa a bola para o terceiro…que devolve para um que…

LANÇAMENTO – acto ou efeito de passar a bola a uma longa distância para o companheiro. Podes até achar mais interessante o lançamento da colecção Outono-Inverno 2010, mas alguns lançamentos no futebol também são bem empolgantes.

GRANDE ÁREA – rectângulo maior demarcado perto da trave., Isso mesmo, REC-TÂ-N-G-UL- O. O mesmo formato da maioria dos estojos de máquina.

 PEQUENA ÁREA – Mais um rectângulo… esse menor demarcado ao redor da trave. Pois é, você pode não ter reparado, mas assim como no caso do rectângulo grande, existem dois deles. Uma de casa lado. E dentro deles é que acontecem as principais coisas do jogo.

 FALTA – o que os homens menos sentem das mulheres na hora do jogo. Brincadeira. Quer dizer isso também. Mas dentro do campo de jogo significa que algum jogador cometeu algum tipo de infracção. Ou deu uma rasteira ao outro, ou agarrou a bola com a mão. Lição importantíssima: é proibido pegar a bola com a mão salvo se for o guarda-redes e estiver na grande área.

 PENÁLTI – quando um jogador faz algo muito errado dentro daquele rectangulozão perto da trave. Mais ou menos como falar mal da sogra na casa dela. Assim como numa partida, há enormes hipóteses de ganhar ou sair a perder. GOLO – momento máximo do futebol. Comparado ao momento em que percebes que perdeste um quilo. Vários quilos a menos podem ser comparados com uma goleada. Quilos a mais são como golos na própria baliza. Se a bola for introduzida no interior da baliza é GOLO. Depois deste glossário poderás estar já familiarizada com os principais termos de um jogo de futebol. Mas para um evento como o Mundial é preciso muito mais que isso, não concordas? Lembra-te de que os homens e as mulheres costumam torcer juntos pela selecção, é necessário muito mais do que um figurino impecável para impressionar a ala masculina.

E a feminina também, é claro. Vamos então à nossa lista superbásica de coisas para serem estudadas: NÚMERO – Cada selecção começa sempre com onze jogadores em campo, sendo que um deles fica na baliza, com uma roupa toda diferente é o famoso guarda-redes.

GUARDA-REDES – detalhe importantíssimo: o guarda-redes é o único que pode segurar a bola com as mãos, mas ele só pode usar as mãos dentro da grande área.

 ÁRBITRO – em todo o jogo existe um árbitro, isso já sabias, não é? Ele não tem um privilégio muito grande como o de um guarda-redes de usar um figurino totalmente exclusivo (pois os auxiliares usam o mesmo), mas a roupa dele já se destaca na multidão. Muitas vezes, o árbitro opta por um pretinho básico, muito elegante. Mas a moda mais recente é o uniforme com cores berrantes, em especial o amarelo e cor-de- rosa. Muito Fashion. Ah, o árbitro é responsável por pôr a casa em ordem, o jogo. Mas é também o inimigo de todos – insultaremno utilizando todos os nomes faz parte da etiqueta. A mãe dele, inclusive, é praticamente parte do jogo. Não te assustes nem faças aquela cara de horror.

Que CARTÃO é esse? – Instrumento de trabalho do árbitro: apito, cronómetro, bloco de notas, cartão amarelo e cartão vermelho. Isso mesmo! O árbitro, além de uma roupinha “na moda” tem acessórios personalizados e coloridos. O cartão vermelho é um charme – mas, bom, não é porreiro. Ele é usado quando o juiz quer mandar o jogador embora do jogo por causa de alguma grande penalidade que ele cometeu.

BANDEIRINHAS – como disciplinar 22 marmanjos não é tarefa nada fácil (se não consegues controlar o teu irmão mais novo, imagina 22), o juiz conta com a ajuda fundamental de dois profissionais conhecidos como “fiscais de linha”. E é bem fácil identificá-los. Além do mesmo figurino, como o próprio nome diz, eles estão sempre a segurar…bandeirinhas! Fácil.

TREINADOR/ SELECCIONADOR – outra figura emblemática de uma disputa é o técnico da equipa. Ele não pode entrar em campo propriamente dito, mas fica ao lado a dar orientações e, às vezes, comanda um espectáculo à parte. Se vires alguém a fazer caras e bocas e a balançar os braços… deve ser o treinador. Alguns deles deixam os gritos histéricos do seu pai, quando vêem o comprimento da sua saia, no chinelo. Assim como o guardaredes, ele também tem figurino totalmente exclusivo. Com a vantagem de possuir muito mais liberdade na hora de escolher.

SUPLENTES – Se já assististe, mesmo que displicentemente, a um jogo de futebol, deves ter notado nuns banquinhos perto da linha lateral do campo. Aquelas pessoas sentadas ali não fazem parte da área VIP da disputa. São jogadores suplentes. Sabes aquele gatinho que tu achas o máximo e deixas no stand by para quando tu e o teu namorado acabarem? Então, é mais ou menos isso. Eles ficam a postos para substituir aqueles que não estão a funcionar mais em campo.

CLAQUE – Completando a lista dos elementos fundamentais de um jogo, temos a claque. É como se fossem as melhores amigas da selecção. Por exemplo, aquelas musiquinhas e gritos de guerra que ouves durante a transmissão pela TV não fazem parte da trilha sonora da emissora, é um grupo de pessoas que abre a mão de um dia no shopping ou no salão de beleza para comparecer ao estádio e incentivar as equipas (coisa que farias pela tua melhor amiga…).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!