Nunca houve um Campeonato do Mundo com tanta tecnologia envolvida: desde as transmissões televisivas – com tecnologia de Alta Definição e transmissões em 3D – passando pela Internet onde tudo pode ser lido, visto e comentado – alguns jogadores participantes postam comentários em redes sociais – a tecnologia digital está na mão de muitos adeptos do futebol que poderão até assistir a jogos no telemóvel.
Assistir aos jogos de futebol em 3D será uma experiência única, o telespectador terá a sensação de estar dentro do estádio podendo ver o jogo em várias perspectivas e até mesmo ter a sensação de apanhar com um remate, que falhe a baliza, na cara. As filmagens tridimensionais serão realizadas em cinco dos dez estádios da Copa do Mundo da FIFA: Soccer City e Ellis Park em Johanesburgo, Durban, Cidade do Cabo e Port Elizabeth.
No total, 25 partidas serão filmadas e transmitidas em 3D, inclusive algumas das mais esperadas pelo público, como o jogo de abertura entre África do Sul e México no dia 11 de Junho no Estádio Soccer City e a final, que será disputada em 11 de Julho também em Joahnesburgo. “A transmissão em 3D dos jogos será disponibilizada pelas emissoras através de canais em 3D que poderão ser vistos pelos donos de televisores compatíveis do conforto dos seus lares, quase como se estivessem pessoalmente no estádio”, explicou o director da FIFA TV, Niclas Ericson.
Até agora, a Fifa já vendeu contratos de imagem 3D para transmissão de TV ao vivo para Coreia, Espanha, EUA e Japão. Será promovida também pela FIFA a Fan Fest em sete cidades ao redor do mundo (Berlim, Londres, Cidade do México, Paris, Rio, Roma e Sydney), proporcionando a milhões de pessoas – usando óculos passivos com polaróides em espaços abertos – a emoção de assistir aos jogos em 3D como se estivessem no estádio.
Além da transmissão ao vivo e dos eventos de exibição pública, o público poderá assistir ao trailer promocional em 3D nos televisores Sony BRAVIA 3D em quatro mil revendedores afiliados à empresa em todo o mundo, e também nas 200 lojas da Sony. No total, são 1.500 revendedores na América do Norte, 1.300 na Europa, 500 no Japão, 200 na Ásia, 200 na América Latina e 30 na África do Sul.
Finalmente, a Sony Pictures Home Entertainment anunciou hoje que pretende produzir e distribuir o filme oficial da FIFA em 3D em disco Blu-ray ainda este ano. Os replays serão gravados com câmaras de alta velocidade, capazes de captar imagens até 12 vezes mais rapidamente do que as de tempo real. Câmaras suspensas por cabos e instaladas em helicópteros prometem deslumbrantes panoramas aéreos.
E como isso vai funcionar esta tecnologia 3D?
Simples: três conjuntos duplos de câmaras ficarão atrás das balizas, mas não tão altos quanto as câmaras convencionais, e sim mais ou menos à altura dos olhos de um homem de estatura média, justamente para dar o efeito 3D da bola a bater na rede. As outras quatro montagens duplas ficarão ao nível do solo, ao longo das laterais do campo.
A Host Broadcast Services, responsável pela parafernália 3D da Copa, encomendou dois caminhões-estúdio repletos de última geração da Telegenic. Custando cerca de US$ 8,3 milhões cada uma, as carretas 3D têm 16 metros de comprimento. Elas foram especificamente projectadas para processamento estereoscópico de sinais de TV. A Telegenic já havia fornecido caminhões-estúdio para a cobertura desportiva da British Sky Broadcasting (BSkyB) em 3D.
Os sistemas de câmaras 3D foram fornecidos pela 3ality Digital. A empresa é conhecida pelas engenhosas montagens de câmaras convencionais de alta definição em posições lado a lado e ortogonal com meio espelho, com os dois sinais misturados por meio de um equipamento Sony MVS-8000G Vision Mixer.
Transmissão via streaming Através da internet, nós vamos poder acompanhar tudo o que irá acontecer na África do Sul em tempo real utilizando o streaming de vídeo, por exemplo. Este é um tipo de transmissão pela internet onde as imagens captadas são transmitidas em tempo real e podem ser acedidas por todo o mundo, basta que as pessoas que queiram fazer a utilização desse serviço possuam um bom computador e internet com rapidez quanto baste.
Uma outra forma de acompanhar os detalhes da Copa do Mundo é através do streaming áudio, que reproduz em tempo real, via internet, todo o áudio captado. Ainda não está confirmado, mas a FIFA deverá transmitir os jogos via web no seu site oficial, tal como fez a UEFA com os campeonatos europeus dois anos atrás. A motivação dessa iniciativa é favorecer os países mais pobres, onde a oferta de streams de vídeo via celular ainda esbarra na fraqueza das redes locais. Também na onda do evento, o videoclipe “Waka Waka” (This Time for Africa), o hino oficial da competição, interpretado pela cantora Shakira e pela banda sul-africana Freshlyground, será lançado em 3D.
O primeiro Mundial nas redes sociais
Em meados de 2006, durante a realização do Mundial da Alemanha, o Twitter acabava de nascer, o Facebook tinha pouco mais de sete milhões de usuários, e o Orkut, que liderava no segmento, cerca de 13 milhões. Em quatro anos, o crescimento dessas ferramentas foi exponencial. Orkut e Twitter já passam dos 100 milhões de cadastros cada um e o Facebook, rede social mais popular do mundo, tem mais de 400 milhões. É nesse cenário que o mundo já está a assistir a um campeonato mundial de futebol de forma diferente: com um olho no jogo e outro nas redes sociais.
O médio Kaká, inclusive, recebeu até uma mensagem de apoio do tetracampeão Romário “Fala, jogador! Boa sorte aí, hein! Sei muito bem como é e (estou) torcendo muito por aqui. Manda um abraço pro capitão”, postou Romário no seu Twitter, Kaká usou também o seu microblog para responder ao Baixinho. “Que óptima mensagem. Inspiração de quem sabe o que é ganhar uma Copa! Valeu pela força. O Abraço será dado”. Mas outras possibilidades de uso das redes sociais são infinitas – pode-se discutir o futebol com qualquer pessoa do mundo, inclusive com os próprios jogadores.
Na quartafeira (12), o Facebook lançou o aplicativo Goal!, justamente com esse objectivo. Assistir à Copa do Mundo pelo YouTube ainda não será possível este ano, já que a FIFA não autorizou os direitos de transmissão para a ferramenta, mas várias redes de TV que obtiveram a autorização exibirão o sinal também na internet. A internet é sem dúvidas a nova revolução na indústria do futebol, comparável ao que foram o rádio, a TV e a transmissão ao vivo no passado.
Aplicativos põem Copa na tela dos smartphones
A tecnologia deve encontrar-se com o futebol na esquina dos telemóveis inteligentes, quando começar o Mundial da África do Sul. Há um salto tecnológico, com diversos aplicativos disponíveis para particularmente para os usuários do iPhone que permitirão aos fãs acompanhar os jogos, assistir aos melhores momentos das partidas e obter informações sobre jogadores e selecções.Na Apple App Store existe uma colecção de programas de futebol e relacionados com a Copa do Mundo, nos Estados Unidos. Quase todos os aplicativos (alguns dos quais também podem ser usados no iPad, iPod Touch, BlackBerry, Palm, Android e outros aparelhos) oferecem análises de selecção a selecção, horários de jogos, informações sobre os estádios da copa e a promessa de actualizações em tempo real sobre os resultados das partidas, quando a disputa começar.
Todos eles têm algo de atraente e útil, ainda que nenhum ofereça tudo que um adepto desejaria num único pacote. Aqui na nossa terrinha esperamos que a nossa TVM consiga garantir a transmissão de todos os jogos, algo que a Record Moçambique afirma ter garantido, mas será ainda no formato de televisão antigo e uma resolução de imagem formada por 480 linhas.Os leitores d´Verdade Online, porém, terão a oportunidade de acompanhar uma cobertura nunca antes efectuada por media moçambicanos que, para além de toda a informação, entrevistas e bastidores, vai cobrir os jogos mais importantes em directo nas páginas do facebook e twitter do jornal.