Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Campeonato do Mundo da Alemanha 2006

Os italianos devem o título da Copa do Mundo da FIFA Alemanha 2006 sobretudo ao facto de terem sido uma equipa unida. Sem dúvida nenhuma, a imagem que ficará na memória será a do momento em que Zinedine Zidane perdeu o controlo no Estádio Olímpico de Berlim e deu uma cabeçada no peito do italiano Marco Materazzi. Porém, há muito mais a ser lembrado sobre o tetracampeonato italiano.

À frente do extraordinário guarda-redes Gianluigi Buffon, o capitão Fabio Cannavaro comandou com excelência a melhor defesa da história das Copas: a Itália só sofreu dois golos, sendo um na própria baliza e um de grande penalidade. No meio-campo, Andrea Pirlo e Gennaro Gattuso formaram uma dupla que combinou força e técnica.

Os laterais Gianluca Zambrotta e Fabio Grosso com suas descidas pelas laterais também não podem ser esquecidos. Mas a Copa de 2006 não foi um sucesso só para os italianos. A jovem selecção alemã do treinador Jürgen Klinsmann chegou ao terceiro lugar a jogar um futebol rápido e ofensivo, que marcou 14 golos e foi o melhor ataque da competição.

As quatro semanas de futebol na Alemanha conseguiram entusiasmar não só os 3.359.439 espectadores que compareceram a um dos 12 fantásticos estádios para acompanhar de perto as disputas (sem contar as milhões de pessoas que assistiram aos jogos nos telões colocados nas ruas), mas uma audiência estimada em mais de 30 biliões de adeptos por meio de diversos veículos de comunicação no mundo todo. Motivos de orgulho também não faltam às selecções africanas estreantes.

 A Costa do Marfim, por exemplo, ainda que tenha perdido contra a Argentina e a Holanda, dificultou bastante a vida de ambas. Angola obteve empates tanto com o México como frente ao Irão, enquanto Gana conseguiu com o seu futebol ofensivo, articulado pelos craques Stephen Appiah e Michael Essien, ganhar inclusive à respeitada selecção da República Checa e aos Estados Unidos, antes de ter sido eliminada pelo Brasil nos oitavos-de-final.

 

Equipas: 32

Quando: 09 Junho 2006 a 09 Julho 2006

Final: 09 Julho 2006

Jogos: 64 Golos: 147 (média 2.3 por partida)

Público nos estádios: 3359439 (média 52491)

Campeão: Itália

Vice-campeão: França

Terceiro: Alemanha

Quarto: Portugal

Bola de Ouro adidas: Zinedine ZIDANE (FRA)

Bota de Ouro adidas: Miroslav KLOSE (GER)

Prémio Yashin para o Melhor guarda-redes: Gianluigi BUFFON (ITA)

Prémio de Melhor Jogador Jovem: Lukas PODOLSKI (GER)

Prémio FIFA Fair Play: Espanha, Brasil

Prémio da FIFA para a Equipa Mais Espetacular: Portugal

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!