Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

“Mulher Asfalto”: Lucrécia Paco Na Rua De Bagamoyo

A actriz Moçambicana Lucrécia Paco, actua esta segunda-feira, em Maputo, na apresentação da peça de teatro Mulher Asfalto, por ocasião do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora e no quadro do projecto Palco Aberto da própria actriz, financiado pela Embaixada da Espanha.

A actriz procura inserir-se no espaço natural da personagem principal desta peça, uma prostituta, e denunciar a violência que sofre este colectivo e as mulheres em geral. A apresentação seguir-se-á de um debate com as próprias implicadas e o público assistente.

Com esta iniciativa, Lucrecia Paco pretende representar este monólogo para um público que não costuma frequentar os centros culturais da cidade e servir-se do teatro como uma ferramenta de sensibilização, de denúncia e de mudança social. O lançamento de Palco Aberto teve lugar em Dezembro de 2009 com a apresentação de Mulher Asfalto na Cadeia Central de Maputo para 2.500 presos.

O sucesso do evento foi largamente recolhido pela imprensa de Moçambique e Paco recebeu o aplauso do Director da Cadeia pela iniciativa. Para além disso, Mulher Asfalto tem percorrido diferentes associações tanto femininas como masculinas que lutam contra a violência de género em Moçambique. A Espanha, refira-se, preside actualmente a União Europeia até ao 30 de Junho de 2010, tendo o Governo Espanhol como uma das suas prioridades essenciais a defesa e o respeito pelos Direitos Humanos.

Neste contexto, a questão dos direitos das mulheres e das políticas de género surgem como elementos chave que requereram da máxima atenção. Igualmente, o Governo de Espanha pretende contribuir para o desenvolvimento da cultura em Moçambique e apoiar os seus actores culturais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!