Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Movitel é a terceira operadora de telefonia móvel em Moçambique

A Movitel – uma aliança entre a SPI (holding do partido Frelimo) e a empresa vitanamita Vietel – é a vencedora do Concurso da Terceira Operadora Móvel em Moçambique. Esta informação foi dada a conhecer esta segunda-feira em Maputo. Cerca de 22 empresas adquiriram o Caderno de Encargos, mas apenas três concorreram.

Lançado no dia 5 de Abril do ano em curso, o concurso era disputado pela UNI-Telecomunicações – CE (parceria entre o jovem empresário Celso Correia e filha do presidente de Angola Isabel dos Santos), MOVITEL (consórcio entre a holding da Frelimo e a vietanamita Vietel), e TMM da gigante Portugal Telecom (PT).

O regulamento do concurso estabelecia, entre outras exigências, o desembolso no mínimo de 25 milhões de dólares norte-americanos para a aquisição da licença de exploração e uma garantia bancária equivalente a dois milhões de dólares. Outra das exigências é que os concorrentes deviam ter pelo menos dois milhões de clientes nos países em que operam, além de igualmente apresentar balanços financeiros anuais de 2007 e 2008 que evidenciem mais de 50 milhões de dólares anuais de receitas e mais de 30 milhões de património líquido.

A UNI-Telecomunicações-CE apresentou a maior proposta financeira avaliada em 33milhões de dólares, superando em quatro milhões a vencedora MOVITEL, que propôs pela licença de exploração da terceira operadora móvel cerca de 29 milhões. Enquanto que a gigante PT foi mais tímida, prontificando-se a pagar 25 milhões de dólares.

O processo de avaliação decorreu em duas fases, nomeadamente avaliação Técnica e Financeira. Mas, apesar de ser relevante para a avaliação final, a proposta financeira não era a única determinante para se apurar o vencedor. Só para se ter uma ideia, a proposta técnica tem um peso de 70%, contra 30% da proposta financeira.

A avaliação Técnica teve início a 12 de Julho e terminou no dia 17 de Setembro. A MOVITEL obteve 95,050 pontos, contra 77,843 da TMM e 76,783 da UNI-Telecomunicações. De acordo com o Regulamento do Concurso Público para o Licenciamento do Terceiro Operador de Telecomunicações Móveis Celular, apenas seriam avaliadas as propostas financeiras dos concorrentes que alcançassem uma pontuação mínima de 75 pontos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!