Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Morrumbala: mais de cinco mil alunos estudam debaixo de árvores

Mais de cinco mil alunos do ensino primário no distrito de Morrumbala, província da Zambézia, estudam ao ar livre devido ao desabamento de tectos nas suas escolas aquando da passagem dos vendavais que fustigaram aquele distrito nos últimos três anos. Das 221 escolas existentes, o vendaval danificou um total de 23, entre primárias e secundárias.

O sofrimento, quer dos professores, quer dos alunos, é visível sobretudo neste período em que o distrito de Morrumbala tem estado a registar chuvas. Neste contexto, os petizes são forçados a ter que ficar sem aulas, comprometendo, deste modo, o nível de aproveitamento pedagógico, bem como o da qualidade de ensino que se pretende.

Um dos casos mais gritantes verifica-se na Escola Primária Completa Eduardo Mondlane, situada na localidade de Cuizi, interior de Morrumbala, onde uma escola construída em 2010 foi destruída por um vendaval em 2011. Na referida escola, existem 22 turmas, sendo que 16 funcionam debaixo das mangueiras e outras cinco em salas de construção precária.

Entretanto, a direcção diz que o assunto já foi comunicado à Direcção Distrital da Educação de Morrumbala, contudo, não há nenhuma resposta e, como consequência, “os alunos estão a passar mal. As paredes têm fendas e quando chove eles não podem ter aulas porque as salas ficam cheias de água.

Os nossos quadros estão todos danificados, porque sempre que chove molham e não sabemos o que vamos fazer”, disse o director pedagógico, Júlio Ernesto, para quem os alunos e professores foram abandonados pelas autoridades, que nada fazem para solucionar o problema.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!