Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Extracção mineira: reforçada capacidade de fiscalização em Gilé e Mocuba

As autoridades moçambicanas acabam de investir mais de cem mil meticais na aquisição de meios de transporte, destinadas ao reforço da capacidade de técnicos de fiscalização das actividades de extracção mineira nos distritos de Gilé e Mocuba, por sinal descritos como de ocorrência de enormes potencialidades em recursos minerais, na Zambézia.

Trata-se de duas motorizadas, cuja entrega ocorreu em cerimónia oficial, testemunhada pelo governador da Zambézia, Francisco Itai Meque, que aproveitou a ocasião para instruir os técnicos a não usarem os meios para fins pessoais, mas sim para ajudarem nas operações de controlo da exploração dos recursos naturais.

Por seu turno, o director provincial dos Recursos Minerais da Zambézia, Almeida Manhiça, considera que estes meios irão facilitar o trabalho de fiscalização e monitoria da intensa actividade de exploração mineira que se avoluma a cada dia que passa devido, sobretudo, à movimentação de capitais estrangeiros.

No distrito de Mocuba, para além da exploração de tântalo, em processo de relançamento, e outros recursos do subsolo, está implantada uma Estação Sismográfica, situada a 20 quilómetros da cidade. Já em Gilé, existem várias regiões potenciais em minerais, das quais se evidencia a de Muiane, que tem atraído investidores estrangeiros.

É por isso que, segundo Almeida Manhiça, “as autoridades moçambicanas e as da Zambézia, em particular, estão a olhar para a componente de fiscalização como crucial. No ano passado foram alocadas uma motorizada e uma viatura para o distrito de Gilé. A viatura serve também o distrito de Alto Molócuè”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!