Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MOMA: firma sulafricana vai expandir projecto de areias pesadas

A empresa sulafricana Engineering & Projects Company Limited (E+PC) , subsidiaria do grupo Aveng, ganhou um contrato de 200 milhões de dólares norte-americanos (USD) para expandir o projecto de areias pesadas de Moma, na província de Nampula, norte de Moçambique, do grupo irlandês Kenmare Resources.

 

 

O contrato visa expandir todo o projecto, desde as unidades de extracção às de processamento, a fim de que a produção anual venha a atingir 1.2 milhões de toneladas de ilmenite e dos minerais associados rutila e zircão.

A ilmenite é um óxido natural de ferro e titânio, de magnetismo fraco que, depois de processado e obtido o dióxido de titânio, serve para pinturas de alta qualidade.

Os trabalhos de ampliação do projecto da Kenmare Resources deverão iniciar-se, segundo a Aveng citada pela agencia de noticias Macauhub, no primeiro trimestre de 2011.

O grupo Aveng é composto por várias subsidiárias no campo da engenharia e projectos em diversas áreas, desde infraestruturas desportivas a estradas, pontes, reciclagem e minas. Segundo informações apuradas pela AIM, a produção na mina de areias pesadas de Moma registou um aumento, tendo atingido 297 mil toneladas.

Neste período, houve uma produção de 206 mil toneladas de ilmenite, 11 mil toneladas de zircão e duas mil de rutilo. A mina de Moma, que possui uma das maiores reservas de areias pesadas do mundo, actualmente possui uma capacidade instalada para produzir cerca de 800 mil toneladas por ano de ilmenite, incluindo 47 mil toneladas de zircão e 18 mil de rutilo, o equivalente a cerca de sete por cento da demanda mundial.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!