Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Modernização do aeroporto de Nacala arranca este mês

As obras de transformação da base aérea de Nacala, no norte de Moçambique, em aeroporto internacional deverão arrancar dentro dos próximos dias, asseverou o gerente de produção da empresa brasileira Odebrecht, Luís Manuel.

Segundo o jornal independente “O País”, as obras deverão iniciar nos finais do corrente mês ou princípios de Maio próximo. O jornal refere que estas informações foram apresentadas durante uma visita da vice-ministra dos transportes e comunicações, Manuela Ribeiro, ao local das obras, para se inteirar das razões da falta de actividades no terreno.

Aliás, há cerca de um ano que foi lançada a primeira pedra, mas ainda não se vislumbra nenhuma actividade no terreno. O gerente de produção da Odebrecht, mostrou à vice-ministra o que já foi mobilizado para esta obra, desde os escritórios administrativos que funcionam num estabelecimento turístico naquele ponto do país até às obras para a montagem de um estaleiro, num terreno próximo à base aérea.

Luís Manuel disse o arranque das obras de engenharia estava agendado para Junho próximo, mas foi decidido iniciá-las em finais do mês em curso ou princípios de Maio, enquanto que a transformação do aeroporto deverá ser concluída até Janeiro de 2013.

O responsável da obra escusou-se a comentar as informações segundo as quais o atraso estaria relacionado com a não-disponibilização de fundos pelo banco brasileiro que assegurou o financiamento da empreitada.

Entretanto, o Governo moçambicano já disponibilizou 120 dos 40 milhões de dólares referentes à sua comparticipação, revelou a vice-ministra.

As obras, avaliadas em 120 milhões de dólares, consistem na construção de terminais de passageiros, de carga, torre de controlo, repavimentação da pista de aterragem, entre outras infra-estruturas, com objectivo de colocar aquele aeroporto à altura das actuais exigências do sector da aviação.

O aeroporto terá capacidade de movimentar 500 a 600 mil passageiros por ano, bem como acolher aeronaves de classe D, do tipo Boeing 757 e 767.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!