O distrito de Mocuba, na província da Zambézia, Centro de Moçambique, já dispõe, desde ultimo Sábado, do Sistema Pré-pago de Energia Eléctrica (CREDELEC), um investimento de cerca de 18,8 milhões de meticais (um dólar norte-americano equivale a cerca de 27 meticais).
De acordo com informações disponibilizadas pela empresa pública moçambicana de distribuição de energia eléctrica (EDM), este facto consistiu na aquisição e instalação de dez mil contadores do tipo CREDELEC, equipamento informático, fornecimento e configuração do sistema de vendas, e formação de pessoal.
Com instalação deste Sistema, a EDM eleva o nível de cobertura no País, ficando apenas a Cidade de Chimoio, na província central de Manica, como a única capital provincial que ainda não se beneficia deste sistema. Mas graças a um investimento de cerca de 20 milhões de meticais, este serviço deverá estar disponível naquele ponto do país ainda no decurso deste ano.
A implementação do CREDELEC teve início em 1995, tendo já coberto 405.492 consumidores, o que representa 64 por cento do total de clientes da empresa. O CREDELEC é um sistema de gestão de electricidade que dá ao cliente a possibilidade de gerir e controlar a energia eléctrica que gasta. Este sistema permite ainda a transparência na facturação, a inexistência de cortes no fornecimento de energia e elimina as multas por atraso ou falta de pagamento.
O CREDELEC permite ainda compras de energia em função das necessidades e capacidades do cliente.