Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola 2014: Ferroviário de Nampula na liderança!

O Ferroviário de Nampula derrotou, em terreno alheio, o Têxtil de Púnguè e ascendeu à liderança do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola, disputadas duas jornadas. Os campeões nacionais empataram no Estádio da Machava.

A locomotiva da capital do norte é a única equipa invicta neste Moçambola desde o seu arranque a 22 de Março último. Depois de vencer o Estrela Vermelha por 2 a 1, o Ferroviário de “Rogério Gonçalves” viajou até à cidade da Beira para derrotar os fabris da Manga.

Depois do nulo registado nos primeiros 45 minutos, o locomotiva Tony marcou de cabeça o tento que deu os três pontos aos forasteiros, quando estavam jogados 31 minutos da segunda parte.

Se, por um lado, o Ferroviário venceu pela segunda vez consecutiva, por outro, o Têxtil de Púnguè averbou a segunda derrota neste campeonato, depois do 2 a 0 diante do Desportivo de Maputo no Estádio Nacional do Zimpeto.

Ferroviário não vence a Liga em casa desde 2009!

Só voltando no tempo é que se pode encontrar a última vitória caseira do Ferroviário de Maputo no derby diante da Liga Desportiva Muçulmana. Foi numa tarde de domingo, a 10 de Maio de 2009, dia em que, a jogar-se a nona jornada do Moçambola, a locomotiva venceu por 1 a 0 com golo de Jerry – avançado que hoje representa os muçulmanos.

Volvidas seis temporadas, o Ferroviário de Maputo não conseguiu quebrar esse “jejum” ao permitir uma divisão de pontos com os campeões nacionais em título. No minuto 40 da primeira parte, Naftal cometeu uma falta dentro da grande área ao tentar travar o avanço de Andro. Na cobrança da grande penalidade, Gabito marcou o primeiro golo com a camisola locomotiva nesta época.

Quando o comboio apitava para a conquista dos três pontos, na estação da Machava, Mateus Infante manuseou a agulha para mudar o rumo dos acontecimentos. No minuto 85, a bola “embateu” na mão do central Chico e o árbitro não hesitou ao apontar para o centro da grande área. O castigo máximo foi convertido por Sonito que calou, desse modo, os adeptos da sua antiga equipa.

Quadro de resultados da 2ª jornada

Ferroviário de Pemba 1 – 1 Desportivo de Maputo

Clube de Chibuto 1 – 2 Maxaquene

Costa do Sol 0 – 0 Ferroviário da Beira

Desportivo de Nacala 1 – 2 Ferroviário de Quelimane

Estrela Vermelha da Beira 1 – 1 HCB de Songo

Têxtil de Púnguè 0 – 1 Ferroviário de Nampula

Ferroviário de Maputo 1 – 1 Liga Muçulmana

Redacção

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!