Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: Estrela Vermelha trava campeão com o seu quinto empate em cinco jogos; ENH perde a liderança no Songo

O Estrela Vermelha de Maputo impôs um empate a uma bola ao campeão nacional, em partida da 5ª jornada do campeonato nacional de futebol, e é uma das três equipas ainda invictas no Moçambola. O ENH FC viajou líder para o planalto de Songo mas dois golos de Luís relegaram os representantes de Inhambane para o 4ª lugar.

Os locomotivas de Maputo, com o orgulho ferido devido a derrota em Tete, entraram dominadores e a procura de cedo resolverem a partida contra os “alaranjados”. Mas encontraram pela frente uma bem organizada equipa por Chequir Bemat que tudo indica tem como lema se não puder ganhar também não perde os seus jogos.

Rachid foi eficaz no minuto 21 quando, na sequência de um contra ataque, emendou um remate de Gabito e abriu o placar.

A equipa de Carlos Manuel não vacilou e continuou a dominar a partida, podia ter empatado no minuto 30 se o árbitro tivesse assinalado grande penalidade a uma corte da bola com a mão.

Mas tantas vezes chegaram os locomotivas à baliza do Estrela e enfim conseguiram empatar, Lewis subiu mais alto e cabeceou certeiro no minuto 43 após um pontapé de canto.

Depois do descanso o jogo continuou a ser dominado pelos anfitriões mas ainda estão longe do brilho do lhe garantiu o título durante a segunda volta da época passada.

O Estrela conseguiu o seu quinto empate e o quinto ponto que lhe vai garantindo a 12ª posição. O Ferroviário de Maputo manteve a terceira posição agora em igualdade com o ENH de Vilankulo.

ENH perde liderança em Tete

Os representantes da “terra da boa gente” viajaram à Tete como líderes mas foram derrotados pela União Desportiva de Songo e terminam a jornada em 4º lugar.

Luís abriu o marcador na primeira parte, minuto 30, depois de uma infantilidade da defesa do ENH o avançado ganhou a bola a entrada da área e chutou fraco, o guarda-redes quis cortar com o pé mas chutou ar e viu o esférico passar até ao fundo da baliza.

Na segunda parte Luís e bisou sentenciando a partida, no minuto 59, após ser servido por Bongani.

Chibuto vence no Chiveve

Os “guerreiros” de Gaza continuam invencíveis no Moçambola, nesta jornada foram ao Chiveve derrotar o Ferroviário local.

Chawa inaugurou o marcador (minuto 18) após uma grande passe de Cedrick. Antes do intervalo (minuto 30) Tsepo restabeleceu a igualdade na sequência de um cruzamento longo do flanco esquerdo e aproveitando as facilidades da defesa do Chibuto FC.

Mas depois do descanso Cedrick calou os “beirenses”, transformando em golo um livre marcado de forma irrepreensível, e garantindo a primeira vitória para a equipa treinada por Lucas Barrarijo que saltou para a 8ª posição, com os mesmos pontos do Ferroviário da Bira.

Pedras e gás lacrimogéneo em Nacala

Quem também ganhou pela primeira vez foram os representantes da província do Niassa, um golo de Áurio (minuto 22) garantiu a vitória do Desportivo, diante do 1º de Maio de Quelimane, que deixou a última posição da classificação.

Um golo solitário de Kuwali assegurou a segunda vitória dos locomotivas de Nampula diante do homónimo de Nacala no sempre difícil campo da Bela Vista.

A partida fica marcada pelos actos de vandalismo de alguns adeptos da equipa da casa que por três ocasiões lançaram objectos para o relvado obrigando a duas interrupções da partida e causando ferimentos a alguns dos protagonistas do jogo. No final a polícia teve que disparar gás lacrimogéneo e proteger as três equipas durante a sua saída do campo.

Eis os resultados da 5ª jornada:

Costa do Sol 2-2 Desportivo de Nacala

Liga Desportiva de Maputo 2-1 Desportivo de Maputo

Desportivo de Niassa 1-0 1º de Maio de Quelimane

União Desportiva do Songo 2-0 ENH FC

Ferroviário da Beira 1-2 Chibuto FC

Maxaquene 2-1 Chingale de Tete

Estrela Vermelha 1-1 Ferroviário de Maputo

Ferroviário de Nacala 0-1 Ferroviário de Nampula

 

A classificação está desta forma reordenada:

CLUBES J V E D BM BS P
1 Liga Desportiva de Maputo 5 4 1 0 9 3 13
2 União Desportiva de Songo 6 3 2 1 7 2 11
3 Ferroviário de Maputo 5 3 1 1 7 3 10
4 ENH de Vilankulo 5 3 1 1 6 5 10
5 Maxaquene 5 2 2 1 8 6 8
6 Ferroviário da Beira 5 2 1 2 5 4 7
7 Ferroviário de Nampula 5 2 1 2 4 3 7
8 Chibuto FC 5 1 4 0 3 2 7
9 Costa do Sol 5 1 3 1 10 10 6
10 Desportivo de Nacala 6 1 3 2 6 8 6
11 Chingale de Tete 5 1 2 2 7 9 5
12 Estrela Vermelha de Maputo 5 0 5 0 3 3 5
13 Desportivo de Niassa 5 1 2 2 2 5 5
14 Desportivo de Maputo 5 1 0 4 6 10 3
15 1º de Maio de Quelimane 5 0 2 3 4 10 2
16 Ferroviario de Nacala 5 0 2 3 2 6 2
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!