Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: as matemáticas do título, e da despromoção

Moçambola: as matemáticas do título

Foto de Adérito CaldeiraJá se sabe que só o Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol é que podem ser campeões nacionais de futebol. Porém os bicampeões, ainda em título, podem atrapalhar as contas de Caló – Rogério Goncalves já avisou, “todo treinador do mundo trabalha para vencer” -, e contribuírem para o título de Nelson Santos. A disputa pela manutenção, só o Ferroviário de Quelimane está já despromovido, faz-se a três clubes: Desportivo de Maputo, Desportivo de Nacala e 1º de Maio de Quelimane.

Desde que os locomotivas de Nampula puderam jogar em casa só perderam para os canarinhos de Maputo portanto o aviso do treinador Rogério Gonçalves está a ser levado muito a sério por Carlos Manuel, que sabe que entre Ferroviários há muita rivalidade portanto não espera facilidades no estádio 25 de Junho.

“Sabemos que estaremos perante a um candidato ao título e que vem fortemente motivado para sair vitorioso, mas estamos a preparar-nos para fazer o nosso melhor, porque todo o treinador do mundo trabalha para vencer”, disse ao @Verdade Rogério Gonçalves cuja equipa médica aproveitou a paragem de três semanas do Moçambola para recuperar de alguns atletas fundamentais que estavam lesionados.

A pressão dos adeptos nampulenses, conhecidos pela sua paixão, também pressiona para os locomotivas de Nampula mandarem no seu campo. “Não temos hábito vender jogos, vamos ganhar para servir de presente para aqueles que sempre deram força a esta magnifica colectividade, apesar de esta época não ser das melhores”, disseram vários adeptos do Ferroviário de Nampula.

Dificuldades também terá a equipa de Nelson Santos para vencer os guerreiros do Chibuto e por muitos golos. Embora o Costa do Sol tenha vencido em partida da taça da liga não foi um jogo fácil embora possa ter servido para o técnico português reafinar a táctica.

Matemática 1: Ferroviário e Costa do Sol perdem e Liga vence

Foto de Júlio PaulinoO cenário menos provável, mas que pode acontecer, é a Liga Desportiva vencer o Ferroviário da Beira e os locomotivas de Maputo assim como os canarinhos perderem as suas partidas. Todas equipas ficam com 43 pontos e o critério de desempate beneficia a equipa que, no confronto directo entre os três clubes, tiver somado mais pontos: o Costa do Sol.

Os canarinhos empataram com os bicampeões sem golos na 1ª jornada e também empataram 0 a 0 com o Ferroviário; no início da 2ª volta venceu a Liga e voltou a empatar sem golos com o Ferroviário somando 6 pontos nestes confrontos.

Já o Ferroviário soma apenas 5 pontos pois, ainda treinado por Victor Pontos, empatou sem golos com os canarinhos e foi derrotado pela Liga, já com Caló como timoneiro. Na segunda volta empatou com o Costa do Sol e na 25ª jornada venceu a equipa de Litos.

Matemática 2: Ferroviário e Costa do Sol vencem

Se Carlos Manuel e Nelson Santos vencerem o Ferroviário de Nampula e o Chibuto FC, respectivamente, o critério de desempate beneficiará o Ferroviário de Maputo que tem a maior diferença entre os golos marcados e sofridos em toda a competição.

À entrada da última jornada os locomotivas da capital do país marcaram 34 golos e sofreram 19 fazendo um saldo de 15 golos. Por seu turno o Costa do Sol marcou 26 e sofreu 16 golos ficando com um saldo de 10 golos.

Para inverter estas contas os canarinhos precisam de golear, e quiçá humilhar, os guerreiros de Gaza no seu reduto.

Matemática 3: Desportivo de Maputo, Desportivo de Nacala ou 1º de Maio de Quelimane

O 1º de Maio, depois do brilharete da primeira volta, viaja para Nacala onde, diante do Desportivo local, vai procurar defender a honra da província da Zambézia na mais importante prova futebolística de Moçambique.

A equipa agora treinada por José Lobo venceu na primeira volta na capital da Zambézia mas agora precisa de golear os nacalenses e esperar que o Desportivo de Maputo seja seja goleado pelo HCB, caso contrário a província deixará de estar representada no Campeonato Nacional de futebol.

Já ao Desportivo de Nacala uma vitória, conjugada com uma derrota dos alvi-negros de Maputo, garante a permanência. Porém se o Desportivo de Dário Monteiro empatar o Desporto de Antero Cambaco pode também manter-se no Moçambola mas tem de golear os quelimanenses por pelo menos 4 golos.

Embora um empate, como na primeira volta, possa ser suficiente para a manutenção do histórico Desportivo de Maputo, isso se o Desportivo de Nacala não vencer, Dário Monteiro e os seus pupilos sabem que só a vitória poderá tranquilizar os adeptos e permitir iniciar uma melhor preparação para o Moçambola do próximo ano.

A jornada 26 começa a ser disputada no sábado com as partidas: Liga Desportiva de Maputo vs Ferroviário da Beira e ENH FC vs Maxaquene.

No domingo as decisões finais serão encontradas nos jogos cinco partidas restantes, agendadas a partir das 15 horas:

No campo do Chibuto: Chibuto FC vs Costa do Sol

No estádio 25 de Junho: Ferroviário de Nampula vs Ferroviário de Maputo

No campo da Bela Vista: Desportivo de Nacala vs 1º de Maio de Quelimane

No estádio Nacional do Zimpeto: Desportivo de Maputo vs HCB de Songo

No campo do Ferroviário de Quelimane: Ferroviário de Quelimane vs Ferroviário de Nacala

A classificação está assim ordenada:

CLUBES J V E D BM BS P
Ferroviário de Maputo 25 12 7 6 34 19 43
Costa do Sol 25 12 7 6 26 16 43
Liga Desportiva de Maputo 25 11 7 7 24 12 40
Ferroviário da Beira 25 11 6 8 23 19 39
HCB do Songo 25 10 8 7 21 16 38
Ferroviário de Nampula 25 9 9 7 17 17 36
Ferroviário de Nacala 25 9 7 9 17 14 34
ENH FC 25 9 7 9 22 25 34
Maxaquene 25 9 6 10 19 20 33
10º Chibuto FC 25 7 10 8 23 20 31
11º Grupo Desportivo Maputo 25 7 8 10 16 24 29
12º Desportivo de Nacala 25 6 9 10 15 24 27
13º 1º de Maio de Quelimane 25 5 11 9 15 24 26
14º Ferroviário de Quelimane 25 2 10 13 8 30 16
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!