Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola 2016: bis de Avelino e mais um de Gerson dão vitória ao Costa do Sol no clássico e liderança provisória

Moçambola 2016: bis de Avelino e mais um de Gerson dão vitória ao Costa do Sol no clássico e liderança provisória

Foto de Eliseu PatifeAvelino, com a cabeça e depois com o pé direito, e Gerson garantiram a primeira vitória do Costa do Sol no campeonato nacional de futebol, no clássico diante do Desportivo de Maputo disputado no passado sábado(19), e o primeiro lugar da prova onde ainda não se estrearam o Ferroviário de Maputo nem a Liga Desportiva. Ainda nesta 2ª jornada do Moçambola de 2016 o Maxaquene voou para Vilanculo onde foi derrotado pelo ENH, e o Ferroviário de Nampula foi a Nacala perder para o o Desportivo local.

Em casa alugada os “alvi-negros”, tal como na 1ª jornada, voltaram a adiantar-se no marcador, Infren marcou de cabeça à passe de Joca no minuto 19. Os canarinhos tremeram e saíram para o descanso a perder.

Foto de Eliseu PatifeÀ passagem do minuto 64 Sérgio Faife viu Dito cortar com a mão uma bola na grande área que Joca transformou em golo, parecia que a equipa de Uzaras somaria a primeira vitória no Moçambola de 2016.

Mas o técnico canarinho lançou para o jogo Avelino e assim que tocou na bola esta foi para o fundo das redes de Helvêncio, bom cabeceamento do avançado após cruzamento do também recém entrado Craig.

No minuto 72 o avançado que veio da Liga Desportiva bisou, após combinação com Parkim, e empatou o clássico.

Já em tempo de compensação o defesa Gerson, que veio de Quelimane, aproveitou uma jogada com muitos ressaltos na área do Desportivo para atirar para o fundo das redes e fazer a cambalhota no placar garantindo a primeira vitória à equipa de Sérgio Faife, que com o ponto arrancado na jornada passada coloca-se na dianteira do Moçambola que há duas semanas iniciou.

Maxaquene voa para Vilanculo mas cai na praia

Não é desta temporada que jogar em Inhambane é um calvário. Depois da penosas viagens de autocarro pela Estrada Nacional nº1 a Liga de Clubes tenta este ano que os clubes viagem de avião para o município de Vilanculo quando tiverem de defrontar o ENH local.

Neste sábado o Maxaquene, ironicamente patrocinado pela companhia aérea monopolista, experimentou a conexão aérea e não gostou. O voo estava previsto para a manhã de sábado mas, como habitualmente, as Linhas Aéreas de Moçambique atrasaram e os “tricolores” chegaram ao destino há muito poucas horas do apito inicial.

Ainda a recuperarem da viagem o ENH adiantou-se no placar por Abílio, na conversão de uma grande penalidade a castigar falta na área sobre Etim, que se não fosse travado poderia também ter inaugurado o marcador.

Mas dois minutos depois Isac recebeu a bola no flanco esquerdo, deixou para trás os seus marcadores e na quina da grande área fez um chapéu a David que só viu a bola para no fundo das suas redes.

Após o descanso o avançado internacional moçambicano teve de ser substituído o que tornou ainda mais difícil a missão da equipa de Chiquinho Conde que viu Paulo numa jogada de belo efeito sentenciar a partida e roubar os três pontos.

Quem também averbou uma derrota foram os locomotivas de Nampula, agora treinados por Arnaldo Salvado, que foram derrotados pelo Desportivo de Nacala. Tchitcho abriu o placar no minuto 62 e dez minutos depois Adebayor garantiu a vitória para a equipa treinada por Antero Cambaco.

Nas restantes partidas disputadas registaram-se igualdades sem golos com destaque para o nulo na primeira partida do Moçambola disputada na capital do Niassa. Eis os resultados das partidas disputadas da 2ª jornada:

Desportivo de Niassa 0-0 União Desportiva de Songo

1º de Maio de Quelimane 0 -0 Ferroviário da Beira

Desportivo Maputo 2-3 Costa do Sol

ENH Vilanculo 2-1 Maxaquene

Chibuto FC 0-0 Estrela Vermelha de Maputo

Desportivo de Nacala 2-0 Ferroviário de Nampula

Liga Desportiva de Maputo vs Ferroviário de Nacala ADIADO

Chingale de Tete vs Ferroviário de Maputo ADIADO

 

A classificação, ainda sem o campeão e o detentor da taça entrarem na competição, está assim ordenada:

CLUBES J V E D BM BS P
Clube Desportos da Costa de Sol 2 1 1 0 6 5 4
ENH FC de Vilanculos 2 1 1 0 2 1 4
Clube Ferroviário da Beira 2 1 1 0 1 0 4
União Desportiva do Songo 2 1 1 0 1 0 4
Clube Desportos da Maxaquene 2 1 0 1 4 3 3
Clube Desportivo de Nacala 2 1 0 1 2 1 3
Clube 1° de Maio de Quelimane 2 0 2 0 3 3 2
Clube de Chibuto 2 0 2 0 0 0 2
Clube Desp. Estrela Vermelha 2 0 2 0 0 0 2
10º Clube dos Desp. Chingale Tete 1 0 1 0 2 2 1
11º Clube Ferroviário de Nacala 1 0 1 0 2 2 1
12º Clube Desportivo de Niassa 2 0 1 1 0 1 1
13º Clube Ferroviário de Nampula 2 0 1 1 0 2 1
14º Grupo Desportivo de Maputo 2 0 0 2 3 6 0
15º Clube Ferroviário de Maputo
16º Clube Liga Desportiva de Maputo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!